POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 30 de março de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Elogios do governador

Em passagem por Apucarana neste domingo, o governador Ratinho Junior (PSD) fez questão de reconhecer a organização e o esforço da Prefeitura para acelerar o processo de vacinação contra Covid-19. “O prefeito Junior da Femac e a equipe da saúde estão de parabéns pela organização e é por isso que escolhi estar aqui hoje, a primeira cidade para acompanhar a vacinação em um domingo conforme estamos incentivando”, afirmou Ratinho Junior. Vale lembrar que antes mesmo da campanha ‘vacina de domingo a domingo’, Apucarana já tinha adotado essa estratégia que agora está sendo levado para todo Estado como modelo para outros municípios. 

Recebido com carreata
O ex-candidato a prefeito de Rosário do Ivaí, Junior da Farmácia (PSL), foi recebido neste final de semana com uma carreata e muitas mensagens de apoio da população do município. O farmacêutico voltou para casa após receber alta do Hospital Universitário de Londrina, onde estava internado desde 1º de março diagnosticado com Covid-19. Ele chegou a passar 13 dias na UTI e sua recuperação vinha sendo acompanhada pela população da cidade, onde é muito querido. Na eleição de 2020, Junior da Farmácia obteve 404 votos (10,40%), o quarto mais votado entre os cinco candidatos que disputaram a prefeitura. O prefeito Ilton Kuroda foi reeleito com 1.480 votos (38,10%).
Poder engessado
O prefeito de Jandaia do Sul, empresário Lauro Junior (PSL), que está no comando do município pela primeira vez, diz sentir a diferença entre dirigir uma empresa privada e uma pública, como é o caso da Prefeitura. Ele salienta que o poder público é muito engessado. “Aquilo que nós fazemos na iniciativa privada de forma rápida nós não conseguimos fazer da mesma forma no poder público. Então, o maior problema que estamos enfrentando aqui na Prefeitura é isso, a burocracia do poder público”, reclama o prefeito, que já foi vereador e foi eleito prefeito no pleito do ano passado com 4.102 votos (34,25%).

Prestação de contas
Prefeituras, câmaras de vereadores e entidades que compõem a administração direta e indireta dos municípios têm até amanhã (31) para encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) a Prestação de Contas Anual (PCA) do exercício de 2020. O não cumprimento do prazo poderá acarretar sanções ao ente público e ao seu responsável. O prazo de 31 de março é o limite, também, para prestação de contas das autarquias, fundações e fundos especiais. Para as sociedades de economia mista, empresas públicas, consórcios intermunicipais e sociedades instituídas e mantidas pelo município, o prazo final para entrega da PCA de 2020 ao Tribunal é 30 de abril.