POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de maio de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Grande prestígio 

O prefeito Sérgio Onofre da Silva recebeu ontem, em Arapongas, vários secretários estaduais, além de deputados federais e estaduais na solenidade de assinatura de convênios e ordens de serviços com o governo do Estado, com a presença do governador Ratinho Junior (PSD). Estiveram presentes os secretários Beto Preto (Saúde), João Ortega (Sedu), Norberto Ortigara (Agricultura), Márcio Nunes (Turismo) e Jorge Lange (presidente da Cohapar); os deputados federais Pedro Lupion (DEM) e Luísa Canziiani (PTB) e estaduais Cobra Repórter (PSD) e Tiago Amaral (PSB). Somam-se a esses vários prefeitos da região.

FPM extra
Prefeitos da região estão na expectativa do recebimento do adicional extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que deverá ser liberado pelo Tesouro Nacional no dia 1º de julho. O repasse representa um marco histórico da luta municipalista e será fundamental para o fortalecimento dos cofres públicos num momento em que os municípios enfrentam sérias dificuldades de arrecadação por causa da pandemia do coronavírus. Com este repasse, os prefeitos também poderão, caso assim desejarem, já liberar a primeira parcela do 13º salário do funcionalismo público municipal, sem necessidade de recorrer a outras fontes de arrecadação.
Fechamento de parques
A constatação de aumento no número de casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus, nos últimos dias em Apucarana, está gerando algumas medidas preventivas por parte da prefeitura. Diante deste quadro, o prefeito Junior da Femac, amparado em recomendação da saúde pública, decidiu voltar a fechar neste fim de semana o acesso ao Parque Ecológico da Raposa e ao Bosque Municipal, além de restringir o estacionamento e aglomeração de pessoas na barragem do Lago Jaboti. Ele também justifica a medida levando em conta uma eventual consequência das aglomerações resultantes do Dia das Mães.  

Em tratamento médico
Embora ele e a esposa Adelaide tenham testado positivo para a Covid-19, o prefeito de Kaloré, Edmilson Stencel (PL), assegura que todas as regras sanitárias têm sido seguidas pela família e, agora, ambos estão em tratamento médico, com isolamento social. O prefeito lembra ainda que a Prefeitura tem mantido uma campanha permanente junto à comunidade no sentido de cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas pela saúde pública, sobretudo fazendo uso de máscara, higienização das mãos com álcool gel, evitando aglomerações, festinhas familiares e clandestinas. “Não é hora de relaxar”, alerta o prefeito.