POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 15 de setembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Agindo com prudência

O prefeito de Borrazópolis, Dalton Fernandes Moreira (PDT), afirma estar agindo com prudência ao baixar novo decreto determinando medidas de combate ao coronavírus no município. Ele observa que os casos de contaminações têm aumentado nas últimas semanas e muitas pessoas não estão respeitando as normas sanitárias estabelecidas pela Saúde Pública, como uso de máscaras, higienização com álcool gel, manutenção do distanciamento social e não promover aglomerações em hipótese alguma. Para o prefeito, a pandemia ainda não acabou e, por isso mesmo, não se pode descuidar em nada, mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid.

Mais cursos em Apucarana 
O prefeito Junior da Femac (PSD), acompanhado do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes, recebeu ontem a visita dos empreendedores Miriam Alves e Adão Soares. Ambos informaram que Apucarana está recebendo a franquia de cursos profissionalizantes do Instituto Mix. A escola de cursos profissionalizantes, com matriz em Santa Catarina e que mantém seis centros de escolas no Brasil e mais três no exterior, começa a funcionar em Apucarana ainda neste mês, na Rua Ponta Grossa, área central. Serão oferecidos cursos nas áreas de gastronomia, tecnologia e beleza. Para o prefeito, são investimentos que engrandecem Apucarana.
Bolsonaro no Paraná
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) virá ao Paraná nos próximos dias 24 e 25, para “motociatas” em três cidades na região dos Campos Gerais. A visita foi confirmada pela deputada federal paranaense Aline Sleutjes (PSL). Segundo ela, no dia 24, o presidente estará em Ponta Grossa e Castro e, no dia 25, em Piraí do Sul. Será o primeiro evento público com a presença de Bolsonaro desde as manifestações de 7 de setembro, quando o presidente discursou para apoiadores em Brasília (DF) e São Paulo (SP). Na ocasião, ele fez críticas ao STF, principalmente ao ministro Alexandre de Moraes, e, no dia seguinte, se redimiu com uma “carta à nação”.

Senadores investigados
Pelo menos 19 dos 81 senadores são réus ou alvos de algum tipo de investigação em andamento no País. Juntos, eles respondem a 38 inquéritos (procedimentos preliminares que podem resultar em processo) ou ações penais (processos que podem acabar em condenação). Os dados são de levantamento feito pelo site Congresso em Foco com base em informações disponíveis nos sites do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais federais. Também foram acessados os tribunais regionais eleitorais (TREs) e os tribunais de Justiça de cada Estado. O número de investigados pode ser maior, já que alguns tribunais dificultam a busca processual pelo nome.