POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 07 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Revogação acatada 

Com base em voto proferido pelo conselheiro Artagão de Mattos Leão e cumprindo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), por voto do ministro Alexandre de Moraes, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) aprovou, na sessão desta quarta-feira, orientação aos municípios no sentido de que se abstenham de conceder aos servidores a recomposição salarial a que faz menção o artigo 37, inciso X, da Constituição Federal, durante a vigência da Lei Complementar nº 173/20, ou enquanto prevalecer a decisão proferida. Assim, a Câmara de Apucarana deverá votar hoje ou amanhã projeto do Executivo suspendendo o reajuste de 4,56% dado em fevereiro. 

Pedidos aos secretários
O secretário municipal do Meio Ambiente (Sema), Gentil Pereira, e o superintendente da Sema, Sérgio Bobig, tiveram um encontro terça-feira, em Curitiba, com os secretários Beto Preto (Saúde) e Guto Silva (Casa Civil). Pereira e Bobig, em nome do prefeito de Apucarana, Junior da Femac, pediram apoio aos dois secretários em duas reivindicações do município. Trata-se da cessão de um caminhão adaptado para a poda de árvores, dois caminhões para coleta de recicláveis e dois caminhões-pipa, além de recursos para viabilizar a abertura de dez novos poços artesianos, por conta da crise hídrica no município. “Tivemos uma ótima receptividade junto aos secretários Beto Preto e Guto Silva e esperamos viabilizar esses pedidos”, comentou Gentil Pereira. 
Café com o presidente
O deputado federal paranaense Sérgio Souza (MDB), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, participou ontem pela manhã, juntamente com outros integrantes da Frente, de um café com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no Palácio do Planalto. Segundo Souza, a Frente discutiu temas de grande importância para o setor. “Temos um governo que nos ouve e que tem nos ajudado a avançar em nossas pautas”, diz. “Junto com o presidente Jair Bolsonaro e a ministra Tereza Cristina, temos trabalhado para que o agro brasileiro seja visto como realmente ele é, um gigante na produção de alimentos”.

Bolsonaro vai à PF
Minutos antes do início da sessão desta quarta-feira, no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro, por meio do advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal, encaminhou ao ministro Alexandre de Moraes a informação de que prestará pessoalmente o depoimento à Polícia Federal (PF) no inquérito “Bolsonaro x Moro”, que apura se houve interferência política do chefe do executivo na corporação.