POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 09 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Feriadão em Apucarana 

Decreto baixado pelo prefeito Junior da Femac (PSD) prevê ponto facultativo nas repartições públicas municipais, neste dia 11 de outubro, segunda-feira, antecedendo o feriado do dia 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. As atividades da prefeitura serão retomadas na quarta-feira, a partir das 8 horas, no dia 13 de outubro. Os serviços essenciais, principalmente os da área de saúde, incluindo o SAMU e a UPA, serão mantidos. Também a coleta de lixo terá funcionamento normal. Também não haverá expediente na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira. A sessão ordinária foi transferida para quarta-feira, às 16 horas. 

Suplente assume em Faxinal
Assumiu uma cadeira na Câmara Municipal de Faxinal, na sessão ordinária desta semana, a primeira suplente do PSL, Adelaide Conceição Oscar Sadzinski. Ela ocupa a vaga de Marcelo Fabiano dos Santos (PSL), o Katarino, que pediu licença por tempo indeterminado do cargo de vereador. Katarino deixa a Câmara para assumir a Secretaria Municipal de Obras e Viação, no Poder Executivo. Vereadores deram as boas-vindas a Adelaide e parabenizaram Katarino pelo trabalho desenvolvido na Câmara Municipal de Faxinal. No uso da tribuna, Adelaide agradeceu a recepção dos colegas e disse que espera desenvolver um bom trabalho na Casa de Leis.
Apoio ao Ratinho Jr.
O deputado estadual Rubens Bueno, presidente estadual do Cidadania, informou nesta semana em Apucarana, durante audiência de prestação de contas aos filiados, que o partido já fechou acordo no sentido de apoiar a pré-candidatura à reeleição do governador Ratinho Junior (PSD) nas eleições do ano que vem. Segundo ele, esta foi uma decisão tomada em conjunto pela Executiva do partido com os deputados estaduais e outras lideranças políticas da sigla. Ele observou que este acordo, no entanto, só será selado a partir de março e abril do ano que vem ou durante a convenção partidária, quando serão ouvidos todos os delegados e presidentes dos diretórios regionais. O Cidadania já faz parte da base aliada do governo Ratinho Junior na Assembleia.

Lula indefinido 
Após uma semana de agenda cheia na Capital Federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou o tour em Brasília nesta sexta-feira (8). Em negociações e conversas com partidos da base centro-esquerda e esquerda, o petista ainda não garantiu sua candidatura à próxima corrida presidencial, apesar de ter confirmado em junho, à revista Paris Match, que seria candidato. Segundo ele, a oficialização só virá em 2022.