POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 12 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Beto Richa em Arapongas

O ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), vai estar nesta sexta-feira em Arapongas, onde será homenageado com um almoço pelo prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC). O ágape deve reunir dezenas de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e outras lideranças políticas da região da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar). Beto Richa é muito estimado pela classe política do interior, de modo especial pelos prefeitos e ex-prefeitos. Candidato a deputado federal pelo PSDB, Beto Richa deve ser um dos mais votados em todo o Estado, segundo pesquisas encomendadas pelo partido. Além de Arapongas, Beto Richa vai estar em Cornélio Procópio, onde também vai ser homenageado pelo prefeito Amin Hannouche (PSD).

Inspeção de urnas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu nesta segunda-feira a etapa de inspeção dos códigos-fonte das urnas eletrônicas para a eleição de 2022. Essa fase dura duas semanas e faz parte dos preparativos para o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, que vai ocorrer em novembro. Ao todo, 39 pessoas se inscreveram para atuar na inspeção dos códigos-fonte – são os chamados “investigadores”. Entre as atividades que esses especialistas vão desempenhar está a elaboração de um “plano de ataque” às urnas eletrônicas. Esse teste de ataque deve ser enviado ao TSE até próximo dia 25. Em novembro eles vão averiguar se há vulnerabilidade. 
De volta a Apucarana
O médico neurologista e ex-vereador de Apucarana, Adalberto Rocha Lobo, está de volta a Apucarana nesta semana. Aliás, uma vez por mês ou a cada dois meses, ele faz uma visita à cidade e aproveita para atender pacientes que o procuram. Ele costuma atender no consultório do médico cardiologista Newton Benevenuto. Doutor Lobo, como é mais conhecido, mudou-se de Apucarana para Porto Velho, em Rondônia, em 2015, onde mantém uma clínica desde 2005. Doutor Lobo foi vereador em Apucarana por dois mandatos, nos períodos de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996, tendo apresentado neste período vários projetos de interesse da comunidade apucaranense.