POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 15 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Veículos ao 10º BPM 

Nesta sexta-feira, dia 15 de outubro, a partir das 14 horas, o prefeito Junior da Femac (PSD) e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto – representando o governador Ratinho Junior (PSD) -, comandam solenidade de entrega de veículos e equipamentos, com valor estimado em cerca de R$ 1 milhão, ao 10º Batalhão da Polícia Militar de Apucarana. O evento também contará com a participação de prefeitos e outras autoridades locais e regionais. O comandante do 10º BPM, tenente-coronel Marcos José Facio, comemora a conquista de mais veículos e equipamentos para as operações em Apucarana e toda a área de abrangência do batalhão no Vale do Ivaí. 

Luto em Apucarana
O prefeito Júnior da Femac lamentou ontem o falecimento de dona Maria Luiza Malucelli Manosso, aos 91 anos de idade, na capital paranaense. Dona Zizinha, como era carinhosamente chamada por familiares e amigos, era avó de sua esposa, Carmen Lúcia Izquierdo Martins, primeira-dama de Apucarana “Sentimos muito a perda da Dona Zizinha. Ela sempre nos aconselhou e sempre nos ajudou com suas palavras de entusiasmo, sua sabedoria e com seu carinho com todos da família”, revelou o prefeito Júnior da Femac, destacando que Carmen foi a primeira neta da Dona Zizinha e, há algum tempo, vinha sofrendo com enfermidades inerentes à idade. “Deus certamente a acolhe neste momento. Dona Zizinha foi um exemplo em vida para todos nós”, disse.  
Lei da improbidade
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, enviou ofício ontem ao presidente Jair Bolsonaro, pedindo a sanção integral do projeto de lei aprovado pelo Congresso que revisa a Lei de Improbidade Administrativa. Segundo ele, a medida é importante por eliminar interpretações muito genéricas e oferecer segurança jurídica. Novo texto restringe a punição da improbidade aos casos em que há condutas dolosas, ou seja, intencionais. A CNM apoiou a alteração por entender que é preciso “relacionar a improbidade administrativa à intencionalidade e má-fé, excluindo, casos onde há apenas erro administrativo, sem dolo”.

Beto Richa em Arapongas
O ex-governador Beto Richa (PSDB) será recebido hoje em Arapongas pelo prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), por lideranças políticas locais e por um grupo de prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), além de ex-prefeitos. O ex-governador, que é pré-candidato a deputado federal, vai participar de  reunião e almoço em uma chácara do município, onde serão discutidos assuntos relacionados às eleições do ano que vem. Quando foi governador do Paraná, Beto Richa promoveu uma administração municipalista. Além de viabilizar obras, ele visitou todos os 399 municípios do Estado. Por isso, é considerado uma lideranças política muito bem quista junto a prerfeitos e ex-prefeitos.