POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

PAC é desativado

Depois de vinte meses de funcionamento, o Pronto Atendimento do Coronavírus (PAC), da saúde pública de Apucarana, foi desativado nesta segunda-feira, dia 15 de novembro. O anúncio foi feito no final da tarde de ontem, em live do prefeito Junior da Femac (PSD) e do secretário municipal de Saúde, Emídio Bachiega. A iniciativa, constituída de toda uma estrutura física, equipamentos, médicos, enfermeiros e demais servidores, foi bancada pela administração do prefeito Junior da Femac. E, ao longo destes vinte meses, se mostrou muito eficiente no enfrentamento da pandemia, servindo inclusive de modelo para outros municípios do Paraná.

Reconhecimento
A prova concreta do bom funcionamento do PAC em Apucarana são os frequentes relatos da diretora geral do Hospital da Providência. Segundo a irmã Geovana Ramos, “se esta estrutura de triagem não existisse em Apucarana, o Providência não teria condições de atender a demanda de pacientes”. Ao anunciar o fim do Pronto Atendimento do Coronavírus, Junior da Femac fez questão de prestar um agradecimento especial a todos os servidores que se dedicaram no atendimento das pessoas durante os 600 dias da pandemia. Conforme avalia o prefeito, a dedicação dos servidores foi fundamental para alcançar resultados positivos no atendimento às pessoas. 
Sessão sem pauta
A sessão ordinária da Câmara de Apucarana, realizada ontem, não tinha nenhuma matéria para discussão e votação na ordem do dia. Mas na última hora surgiu um requerimento apresentado em regime de urgência pelo vereador Mauro Bertoli (DEM), que pede ao Executivo a criação da denominada Assistência Judiciária em nível municipal para atender às pessoas carentes. Um projeto de lei foi protocolado pelos vereadores Lucas Leugi (PP) e Moisés Tavares (Cidadania), porém este teve parecer contrário da assessoria jurídica e foi rejeitado pelas comissões. O projeto propunha a vacinação contra cinomose de cães pertencentes a famílias de baixa renda. 

Lula e Alckmin juntos?
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez, nesta segunda-feira um aceno público ao ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), cotado nos últimos dias para ser um possível vice-presidente na sua chapa em 2022. “Eu tenho uma extraordinária relação de respeito com o Alkmin. Eu fui presidente quando ele foi governador, e nós conversamos muito”, disse Lula em entrevista coletiva em Bruxelas, na Bélgica. “Não há nada que aconteceu entre eu e o Alckmin que não possa ser reconciliado”, disse o petista.