POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Proposta inovadora 

Apucarana saiu na frente com outra iniciativa mais uma vez. Agora na criação de um programa que visa atender mulheres de escolas públicas e de famílias cadastradas nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Trata-se do “De Bem Comigo”, programa criado a partir de uma parceria da prefeitura com a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal. Conforme estimativa do prefeito Junior da Femac (PSD), o programa poderá contemplar de imediato cerca de 5 mil mulheres com a entrega mensal de kits de higiene feminina. Ao lançar o programa, o município já dispõe de um orçamento de R$ 500 mil para fazer frente às despesas previstas. Trata-se de um projeto de grande alcance social.

Adesão imediata 
A proposta de implantação dos Kits de higiene feminina, em Apucarana, surgiu em conversa da vereadora Jossuela Pirelli (PROS) com seus colegas da Câmara e, em seguida, com o prefeito Junior da Femac, após uma reportagem em rede nacional de televisão, mostrando o drama de um grande número de mulheres. “Faço questão de destacar a imediata adesão do prefeito Junior da Femac, diante deste cenário difícil vivenciado por muitas mulheres”, assinala a vereadora Jossuela Pirelli, frisando que, pela firmeza e atitude do prefeito, Apucarana sai na frente mais uma vez, no lançamento de projetos que servem de modelo para o Paraná e o País. 
Censura e advertência
O vereador Lucas Leugi (PP) esclareceu ontem que o “Desagravo-Censura” lido na sessão ordinária desta terça-feira (16), subscrito pelo presidente da Casa, Franciley Preto Godói Poim (PSD), foi endereçado somente para o vereador Toninho Garcia (PSL), em face de declarações feitas na sessão do dia 8 de novembro referentes ao seu pai, o ex-vereador Dimas Leugi, já falecido. Conforme o texto, trata-se de uma censura a tais expressões que teriam configurado atentatórias ao decoro parlamentar e em crimes contra a honra. O documento, no entanto, deixa claro que a advertência para que tais atos não se repitam em plenário serve para todos os vereadores.

Cidade movimentada
O prefeito Luiz Carlos Gil (PSD) está empolgado com uma série de eventos que acontecem em Ivaiporã desde ontem até domingo, em comemoração aos 60 anos do município. É uma inauguração atrás da outra, além de exposição histórica, passeios ambientais e ciclísticos, apresentações artísticas, homenagens a vítimas da Covid e competições esportivas. Nesta sexta-feira, Ivaiporã recebe a visita do governador Ratinho Junior (PSD), do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) para inauguração da UPA 24 Horas e entrega de veículos à 22ª Regional de Saúde.