POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 19 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Avaliação do Brasil Mais

Em reunião por videoconferência, prevista para a tarde de hoje, o prefeito Junior da Femac (PSD), o vice-prefeito Paulo Sérgio Vital (PROS), o secretário de Indústria e Comércio, Edison Estrope, e o coordenador da Qualificação Total, Luiz Vilas Boas, vão avaliar os resultados do Programa “Brasil Mais” em Apucarana. De Apucarana também participam Marcia Kulka, do Senai-Apucarana; e João Bosco, do Senai-Curitiba. O programa propõe inovações em processos de produção, com redução de custos, viabilizando maior lucro nas empresas. Em Apucarana, empresários e gerentes de dezenas de empresas já foram capacitados pelo Brasil Mais, que visa maior rentabilidade e geração de mais empregos. 

Vital entra no jogo
O advogado Paulo Sérgio Vital, vice-prefeito de Apucarana, está participando mais ativamente de eventos junto com o prefeito Junior da Femac. Às vezes, ele também representa o chefe do Executivo em algumas agendas. Os discursos estão fluindo melhor e suas redes sociais ganham mais postagens. Ao que tudo indica, Vital está se posicionando no cenário político local e regional e poderá compor uma “dobradinha” eleitoral com o atual secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, que deve concorrer a deputado federal. Aos poucos, Paulo Sérgio Vital vai se credenciando para ser o candidato a deputado estadual do grupo liderado por Junior da Femac e Beto Preto. Se ele será ou não candidato, só o tempo vai dizer.
Firme no Podemos
A ex-candidata a prefeita de Apucarana nas eleições do ano passado, Carolina Scarpellini, assegurou nesta semana que continua firme na militância do partido Podemos e que em breve deverá assumir a presidência da legenda em nível local. Carolina Scarpelini comentou ainda que a filiação do ex-Juiz Sérgio Moro vem para somar. “A filiação do Sérgio Moro não muda o cenário do nosso partido, a filiação vem para trazer mais união entre as lideranças. Somos um grupo sólido. É um compromisso que o Podemos tem, ou seja, que o grupo que iniciou vai caminhar junto até o fim. Vamos continuar construindo o Podemos e lutando pelo que acreditamos”, disse.

Injúria racial e racismo
O Senado aprovou ontem projeto que tipifica a injúria racial como racismo e estabelece pena mais rigorosa para quem comete o crime. A proposta, que recebeu 63 votos favoráveis e nenhum contrário, segue para análise da Câmara dos Deputados. O projeto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovado em uma sessão destinada à análise de propostas de enfrentamento ao racismo e de valorização da cultura negra.