POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Destaque em prêmio 

Apucarana se destacou no Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Áquila, no âmbito do Paraná. A cidade ficou em primeiro lugar nas áreas da educação e da saúde, no Prêmio Band de Cidades Excelentes, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, após a criteriosa avaliação de 40 índices técnicos. A pesquisa aferiu a qualidade dos serviços e programas desenvolvidos pelos municípios. São avaliados os índices da eficiência fiscal, saúde, educação, desenvolvimento sócio-econômico e infraestrutura dos municípios. Conquistas foi bastante comemorada pelo prefeito Junior da Femac (PSD) e por toda equipe de secretários e demais servidores municipais.

Expectativa e otimismo
E agora, na fase nacional, em solenidade prevista para terça-feira, dia 23 de novembro, em Brasília, a “Cidade Alta” poderá brilhar mais uma vez. O prefeito Junior da Femac foi convidado a participar da premiação. E, ao mesmo tempo, a produção da Rede Bandeirantes de Televisão (São Paulo) captou imagens aéreas de Apucarana e também de atividades mantidas pelo município. A expectativa e o otimismo estão em alta. “Nossa educação foi reconhecida, mais uma vez, como uma das melhores do país. E também fomos avaliados como a melhor cidade na prestação de serviços de saúde no estado, em meio ao enfrentamento da pandemia da Covid-19”, assinala Junior da Femac.
Sessão da Câmara
Ao contrário do que ocorreu nesta semana, quando foi votado apenas um requerimento, a sessão ordinária da Câmara de Apucarana desta segunda-feira (dia 22) já tem pelo menos três matérias na ordem do dia para votação. São dois projetos de lei e dois requerimentos. Um projeto de autoria dos vereadores Marcos da Vila Reis (PSD), Luciano Fachiano (PSB) e Moisés Tavares (Cidadania) proíbe a comercialização de cobre alumínio e assemelhados sem origem no município. O objetivo é barrar os furtos desses materiais na cidade. O presidente da Câmara, Franciley Preto Godói Poim (PSD), espera que a sessão ocorra num clima de cordialidade.

Aécio fica no PSDB
O deputado federal Aécio Neves (MG) descartou qualquer possibilidade de sair do PSDB, caso o governador João Doria (PSDB-SP), seu inimigo político, seja escolhido pré-candidato à Presidência nas prévias do partido, marcadas para este domingo (21). “Essa hipótese é ridícula. Simplesmente não existe”, disse Aécio, numa referência a rumores sobre o assunto. A briga no PSDB está bastante acirrada. Doria e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disputam voto a voto o apoio dos tucanos.