POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeito otimista 

Depois de se encontrar, recentemente, com o presidente do Grupo Havan, Luciano Hang, no Aeroporto Municipal Capitão João Busse, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), se avistou novamente com ele nesta segunda-feira (22), em Brusque, Santa Catarina. Na pauta do encontro o perfil e potencialidade de Apucarana, polo do Vale do Ivaí. Ao lado de seu vice, Paulo Vital (PROS), Junior da Femac foi muito bem recebido e conversou bastante com Hang e seu diretor de expansão, Nilton Hang. O saldo da conversa deixou o prefeito e o vice muito otimistas em relação a um futuro empreendimento do grupo em Apucarana, em médio prazo. Pedido foi feito, agora é esperar um resultado positivo da conversa.

Agenda em Brasília
Na noite desta terça-feira, em Brasília, o prefeito Junior da Femac, ao lado do seu vice-prefeito Paulo Vital, participa da versão nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes. Apucarana está classificada entre as melhores do Brasil, em uma das principais categorias avaliadas pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Áquila. A nível de Paraná, Apucarana foi considerada a melhor do Estado nas áreas da educação e da saúde, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. “Ver o resultado do trabalho da nossa equipe sendo reconhecido a nível estadual e até nacional, nos dá satisfação e orgulho, mas também aumenta a nossa responsabilidade”, diz o prefeito, bastante empolgado com as conquistas do município.
Passaporte da vacina
Levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aponta que apenas 17% das 399 prefeituras do Estado adotaram o “passaporte da vacina” contra a Covid-19, documento obrigatório exigido através da carteirinha de vacinação para que as pessoas possam participar de determinados eventos públicos. Pelo menos 72% ainda não adotaram um posicionamento sobre o tema, enquanto 11% das administrações municipais não responderam ao questionamento feito pelo tribunal. Vale lembrar, no entanto, que os municípios têm autonomia administrativa própria, conforme a Constituição e o Supremo Tribunal Federal (STF), para adotar ou não tal restrição.

Caravana do Requião 
O ex-governador e ex-senador Roberto Requião (sem partido) montou uma caravana de lideranças políticas de diferentes partidos que está percorrendo todo o Estado visando promover sua pré-candidatura ao governo do Estado. A “Caravana do Requião”, como é denominada, realiza em Londrina, nesta quinta-feira, seu sétimo encontro estadual. Será a partir das 19h30 no Teatro Vila Rica. Segundo Roberto Requião, o objetivo desses encontros é ouvir a população e somar forças em torno de um projeto em favor dos interesses de todo o Paraná. Conforme o ex-governador, o evento é aberto ao público em geral, tanto de Londrina como de toda a região.