POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 24 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prêmio Gestor Público 

Na noite desta quarta-feira (24), a Prefeitura de Apucarana irá receber mais dois prêmios por excelência em gestão pública municipal. Trata-se da 9ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (2021), promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). Apucarana venceu com o programa “CRAS Itinerante” – Cidadania para Todos, da Secretaria Municipal de Assistência Social. E também com o programa “Apucarana mais Verde”, uma política pública com forte atuação em relação aos resíduos sólidos, implementada via Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A solenidade será hoje por videoconferência, a partir de Curitiba para todo o Estado, conforme informou a organização.

Programas premiados
Os resultados do prêmio haviam sido anunciados no final de outubro, e agora acontece a solenidade oficial de premiação. Inscreveram-se no Prêmio Gestor Público Paraná-2021 em torno de 170 programas de dezenas de municípios. E, ao final da avaliação pela comissão julgadora, as melhores iniciativas serão premiadas. O prefeito Junior da Femac comemora o reconhecimento de mais duas boas iniciativas de Apucarana. Ele lembra que essa não é a primeira vez que as ações de Apucarana têm o reconhecimento no Prêmio Gestor Público Paraná. “Já tivemos outros programas como Terra Forte (agricultura), Biblioteca Itinerante (educação), Implantodontia (Saúde) e a Economia Solidária (Secretaria da Mulher) reconhecidos e premiados”.
Pedido da viúva
O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), deve se reunir hoje com o procurador jurídico do Legislativo, advogado Danylo Acioli, para avaliar representação protocolada por Maria Inês Marreze Scarpelini, viúva do ex-prefeito e ex-deputado estadual José Domingos Scarpelini, que pede medidas disciplinares contra o vereador Toninho Garcia (PSL) por suposta falta de decoro parlamentar. Poim já recebeu o documento, deu uma lida, porém vai discutir o assunto com a procuradoria jurídica. Maria Inês diz se sentir ofendida “moral e civilmente” por declarações que Garcia teria feito sobre o mandato de José Scarpelini.

Cidadania expulsa deputado
O Diretório de São Paulo do Partido Cidadania decidiu, por 27 votos a três, expulsar da agremiação o deputado estadual Fernando Cury, flagrado por câmeras da Assembleia Legislativa apalpando, em plenário, a colega Isa Penna, do PSOL. O Conselho de Ética Nacional do Cidadania já havia se manifestado pela expulsão, mas o parlamentar conseguiu atrasar o procedimento recorrendo ao Judiciário. Vídeo gravado por câmera da Alesp, no dia 16 de dezembro de 2020, mostra Cury passando a mão no seio de Isa Penna durante sessão para votar o Orçamento do Estado.