POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 25 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Consignado na Câmara

O presidente da Câmara de Apucarana, Franciley Preto Godoi Poim (PSD), recebeu anteontem o gerente geral da agência de Apucarana da Caixa Econômica Federal, Leonardo Luis Antonychyn. Eles discutiram a anuência que aumenta a margem e prazo na concessão de empréstimo consignado do servidor público municipal. No encontro, ficou acertada a adesão do Legislativo de Apucarana à proposta da Caixa Econômica, que amplia a margem de contratação do empréstimo consignado em mais 5% dentro do percentual máximo permitido e o prazo de quitação do valor financiado em até 144 meses. O consignado é uma linha de crédito que proporciona uma das menores taxas de juros do mercado.

Estacionamento exclusivo 
A prefeita de São João do Ivaí, Carla Emerenciano (PSL), sancionou lei aprovada pela Câmara Municipal que determina a implantação de estacionamentos exclusivos para idosos e deficientes físicos na frente das instituições financeiras (bancos e cooperativas de crédito), assim como nas imediações de prédios públicos e igrejas. O projeto foi apresentado pelo vereador Maicon Rossi (PP), que comemorou sua aprovação e a sanção da lei pela prefeita. Para o vereador, a implantação desses vagas prioritárias vai facilitar o acesso de idosos e deficientes com seus veículos à área central da cidade  e outros locais.
Verba para Jardim Alegre
O deputado estadual Douglas Fabricio (Cidadania) solicitou ao Governo do Paraná a liberação de recursos do Paraná Mais Cidades, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDU), para obras de recapeamento asfáltico na rodovia municipal de acesso à comunidade rural Barra Preta, no município de Jardim Alegre. A demanda de investimentos na ordem de R$ 500 mil foi apresentada pelo prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan (Cidadania). “As obras visam contribuir para a saúde pública, melhorando condições de limpeza e proporcionando níveis satisfatórios de segurança, velocidade e economia no transporte de pessoas e mercadorias dessas comunidades próximas à cidade”, argumenta o prefeito Furlan. 

Título eleitoral pela internet
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR) comunica a todos os cidadãos que agora é possível, sem sair de casa, fazer o alistamento eleitoral (primeiro título), transferência de município, alteração de dados e regularização de título cancelado. Basta acessar o aplicativo Título Net através dos serviços online do TRE.