POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 26 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Segurança em festa 

O prefeito de Sabáudia, Moisés Soares Ribeiro (PP), diz que tomou todas as providências para que o público tenha a maior segurança possível durante os festejos dos 66 anos de emancipação política do município, que tiveram início ontem à noite e prosseguem até domingo com muitas atrações. Tanto que uma reunião preliminar foi feita com a Polícia Militar para tratar das estratégias necessárias de segurança. “Queremos que as famílias estejam seguras e protegidas para desfrutar deste evento de lazer que o Município está proporcionando”, afirma o prefeito, pedindo ainda que o público respeite também as medidas sanitárias de prevenção à Covid.

Morte de secretária
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná lamentou a morte da secretária de Saúde de Rolândia, Paloma Pissinati, aos 31 anos, ocorrida na manhã desta quinta-feira, em Londrina. “Com tristeza recebemos essa notícia que comoveu a todos. Uma pessoa jovem que muito contribuiu para o atendimento à saúde da população no Norte do Paraná. Nossos sentimentos aos familiares e amigos”, disse o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB). Paloma estava internada no Hospital Universitário de Londrina desde a última segunda-feira, após sofrer duas paradas cardiorrespiratórias. O deputado Cobra Repórter, que é de Rolândia, apresentou Voto de Pesar à família.
Casas em Lunardelli
O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola (PSD), anunciou ontem a aquisição de um terreno de 1,5 alqueire para construção de mais casas populares. A área foi adquirida no valor de R$ 418 mil com recursos próprios. De acordo com o prefeito, o terreno poderá ser subdividido em pelo menos 75 lotes. Ele já está negociando com a Cohapar a construção dessas unidades habitacionais, que deverão atender à demanda do município nesta área. Grola observa que a negociação para compra deste terreno durou cerca de oito meses, incluindo o trâmite do projeto na Câmara de Vereadores, porém tudo deu certo para a administração municipal e, principalmente, para quem precisa de moradia.

Orçamento secreto
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), informou que será publicado nesta sexta-feira um ato conjunto da Câmara e do Senado com a implementação de mecanismos para “ampliar a publicidade e a transparência” das emendas de relator, que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”. Ao contrário das emendas individuais, que seguem critérios bem específicos e são divididas de forma equilibrada entre todos os parlamentares, as emendas de relator não seguem critérios usuais. Neste sistema de destinação de recursos, há a identificação do órgão orçamentário, da ação que será desenvolvida e até do favorecido, mas sem o nome do parlamentar.