POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 07 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Questão de justiça 

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), disse ontem que a administração municipal vem fazendo o que pode para valorizar o funcionalismo público desde a gestão Beto Preto. Tanto que desde 2013 os salários vêm sendo pagos rigorosamente em dia, assim como vêm sendo dados reajustes até acima dos índices inflacionários e garantindo as promoções e outros direitos dos servidores. Ontem, o prefeito anunciou uma reposição salarial de 15,25%, que inclui o percentual que foi suspenso no ano passado durante a pandemia por conta de uma medida federal. “Melhorar os salários dos nossos servidores é uma questão de Justiça”, diz ele.

Prefeita animada
A prefeita de São João do Ivaí, Carla Emerenciano (PSL), está bastante animada com a possibilidade de realizar grandes projetos no decorrer deste ano em benefício da população de modo geral e diz ter boas notícias para a comunidade. “Uma das boas notícias que eu tenho para dar é que vai faltar mão de obra em São João do Ivaí durante este ano de 2022”, diz ela, salientando que isso será decorrente do grande número de obras públicas que serão executadas, além de outras que já estão em andamento. São João do Ivaí promove de 14 a 16 deste mês os festejos alusivos aos 57 anos de emancipação política e administrativa, que já foram completados no dia 20 de dezembro.
Moro sob gritos
O ex-juiz, ex-ministro da Justiça e agora pré-candidato à presidência da República pelo Podemos, Sergio Moro, desembarcou nesta quinta-feira no aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa, no Estado da Paraíba, com gritos de “juiz ladrão”. Os gritos foram feitos, em sua maioria, por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Moro iniciou uma tour pelo Nordeste e, além da Paraíba, também cumprirá agenda no Ceará, Piauí e Sergipe até o mês de fevereiro. A tour do ex-juiz começou na capital paraibana, a convite do deputado federal Julian Lemos(PSL). Moro também está acompanhado da presidente nacional do Podemos, Renata Abreu (SP), e de um assessor de comunicação pessoal.

Tráfico de atletas 
Quando retornar do recesso parlamentar, no início do mês de fevereiro, o Senado Federal vai avaliar projeto de lei de autoria do Senador Alvaro Dias, que acrescenta dispositivo no Código Penal Brasileiro para tipificar o tráfico de atletas. O projeto de Alvaro Dias explicita que as mesmas penas do crime de tráfico de pessoas devem ser aplicadas a quem agencia, alicia e recruta crianças e adolescentes em formação esportiva mediante falsas promessas ou outras fraudes. A prática de tráfico de atletas ou tráfico desportivo está inserida no tráfico de pessoas e prevê pena de quatro a seis anos de prisão.