POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 08 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeito testa negativo 

O prefeito apucaranense Junior da Femac e a primeira-dama Carmen Lúcia Izquierdo Martins testaram negativo para a Covid-19, conforme exames realizados nesta sexta-feira. O teste foi realizado pela manhã na prefeitura por equipe da Autarquia Municipal de Saúde. A necessidade de fazer o teste foi justificada, em função dos oito casos de servidores da prefeitura positivados nos dois dias anteriores. Todos eles, apesar de apresentarem apenas sintomas leves, foram imediatamente afastados. A medida se fez necessária, segundo o prefeito, como forma de evitar a contaminação de outros servidores. Nesta sexta-feira, profissionais da AMS colheram amostras de mais servidores de diversos setores e não houve novos positivados. 

“Revogaço petista”
Os pré-candidatos à Presidência da República João Doria (PSDB) e Sérgio Moro (Podemos) criticaram nesta sexta-feira o “revogaço petista”, que planeja rever a reforma trabalhista, privatizações e teto de gastos caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva volte ao Palácio do Planalto. “O emprego não voltará ressuscitando leis ultrapassadas, mas sim com crescimento econômico”, disse o governador de São Paulo, em nota. O “revogaço petista”, afirmou Doria, “vai aumentar o desemprego e manter a inflação elevada”. “E com desemprego e inflação altos, quem mais sofre são os mais pobres.” Para Moro, o PT quer revogar reformas já consolidadas.
De volta à política
Atingidos pela onda de renovação que dominou as eleições de 2018, políticos que exerceram cargos importantes em governos ou no Congresso no passado vão tentar uma redenção nas urnas em 2022. Nomes como a ex-ministra e ex-presidenciável Marina Silva (Rede-AC), o ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MBD-CE), o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) e a ex-senadora Heloísa Helena (Rede-AL) pretendem se candidatar à Câmara após derrotas sofridas quatro anos atrás. A estratégia de partidos como MDB, PT, PSDB, PSB e Rede é apostar nos mais experientes nas eleições para deputados federais. No Paraná, Beto Richa vem se reunindo com prefeitos e ex-prefeitos.

Entrada proibida
Devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 causado pela variante Ômicron e à proliferação de casos de contaminação pelo virus Influenza H3N2, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) proibiu o acesso dos cidadãos às suas dependências até o dia 31 de janeiro. A medida foi determinada pela Portaria nº 2/22, assinada nesta sexta-feira pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo. Neste período, servidores e membros do Tribunal exercerão suas atividades na modalidade de trabalho remoto. Atividades presenciais ficarão restritas aos serviços considerados imprescindíveis e impossibilitados de execução à distância.