POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 13 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Inaugurações em Apucarana 

O prefeito Junior da Femac (PSD), junto com o vice-prefeito Paulo Vital (PROS) e seu secretariado, prepara uma ampla programação de inaugurações de obras públicas, comemorativas ao 78º aniversário de Apucarana. Entre as obras se destacam a nova sede da Autarquia Municipal de Educação (AME), o Parque Tancredo Neves e a reforma e ampliação das escolas José Idésio Brianezi (Núcleo João Paulo), Alcides Ramos (Osmar Guaracy) e Bento Fernandes (Vila Nova). Também serão entregues vários trechos de pavimentação asfáltica, como o da Rua Herculano Amorim Galvão, no Jardim Morada do Sol. Trata-se das últimas ruas sem asfalto da cidade, onde os moradores esperaram por mais de 40 anos. 

Shows em São João do Ivaí
A prefeitura de São João do Ivaí divulgou uma nota ontem confirmando a programação de aniversário dos 57 anos do município, que acontece neste final de semana, entre sexta e domingo. A administração argumenta que os shows vão acontecer em local aberto com obrigatoriedade do uso de máscara e aferição de temperatura na entrada. Outro argumento é que o evento recebe investimentos da iniciativa privada e o contrato firmado desde o ano passado prevê multa em caso de desistência. Apesar do aumento do número de casos de Covid nas últimas semanas não só na região, como no Paraná e no País, a prefeita Carla Emerenciano (PSL) espera que a população possa se divertir seguindo todas as regras sanitárias.
Decreto em Kaloré
O prefeito de Kaloré, Edmilson Luiz Stêncel (PL), baixou ontem novo decreto estabelecendo medidas restritivas de prevenção à Covid-19, após o município atingir quase 100 casos de pessoas positivadas e que estão em tratamento. Entre as determinações do decreto constam proibição de shows e eventos que possam ocasionar aglomerações de pessoas; em todos os estabelecimentos comerciais funcionários e clientes devem usar máscaras e se higienizarem com álcool gel; da mesma forma todos devem manter distanciamento em bares, lanchonetes, restaurantes e outros locais públicos. O descumprimento das medidas poderá resultar em multa aos infratores.

“Bandidos” e “canalhas” 
Com o ano eleitoral em marcha, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar adversários e, durante evento oficial no Palácio do Planalto, afirmou que “bandidos” e “canalhas” não podem voltar ao governo. Sem mencionar nominalmente, o chefe do Executivo criticou o ex-presidente Lula(PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto para o pleito de 2022.