POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 15 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Paulo Vital na esteira

Depois do prefeito Junior da Femac começar a fazer caminhadas matinais no Biguaçu e Jaboti, agora foi o vice-prefeito Paulo Vital que também aderiu à prática regular de exercícios. Mas, por enquanto, Paulo Vital está caminhando apenas em casa numa esteira, sob a rigorosa fiscalização da esposa, a Dona Patrícia. A rotina diária tem sido de 5 quilômetros, misturando caminhadas com trechos de corridas. O vice-prefeito também ganhou alguns quilos extras com o natal e o réveillon. Aliás, o vice-prefeito, que abandonou o futebol society, estava animado para participar da Prova Pedestre 28 de Janeiro. Com o adiamento, ele espera agora entrar em forma para correr os 10 quilômetros pelas ruas de Apucarana.

Mulheres municipalistas
Na manhã desta sexta-feira, foi lançado em Astorga o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) do Estado do Paraná. A presidente e fundadora do MMM, Tania Ziulkoski, deixou uma mensagem, por meio de vídeo, aos participantes, em que destacou a importância da construção de um movimento municipalista mais plural, onde as mulheres possam se sentir plenamente representadas. A prefeita de Astorga e fundadora do Movimento no Estado, Suzie Pucillo (PP) , observou que ela foi a primeira mulher a se candidatar a prefeita na história do município e venceu o pleito numa disputa entre cinco candidatos. Ela foi vencedora em todas as urnas.
Equiparação salarial
O deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PV) participou de reunião na última quarta-feira na sede da Secretaria de Estado de Educação (SEED), em Curitiba, para tratar de temas relacionados a melhorias na educação especial no Paraná. Bazana entregou ofício à SEED pleiteando a questão salarial, estruturas das escolas, novas construções e uso de energia sustentável, entre outros assuntos. Uma das pautas discutidas no encontro foi a questão dos convênios do Governo do Estado com a Federação das Apaes e a Febiex, reivindicando melhorias nos salários para professores dos convênios. Ele pleiteou reajuste à categoria idêntico ao concedido aos concursados. 

Alta dos combustíveis
Após sucessivos reajustes em 2021, que elevaram o preço dos combustíveis nos postos em cerca de 44%, a Petrobras subiu esta semana os valores para a gasolina (4,85%) e o diesel (8,08%) para as distribuidoras. O anúncio assusta os brasileiros diante de mais um aumento do principal vilão da inflação nos últimos 12 meses. Para conter a disparada nos preços, tramitam no Senado dois projetos de lei, um do senador Rogério Carvalho (PT-SE) e outro do senador Jader Barbalho (MDB-PA), que criam um programa de estabilização de preços.