POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 19 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sessões extras 

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD, convocou sessões extraordinárias para este sábado, às 9 horas, e na segunda e terça-feira, às 15 horas, para votar um pacote de matérias do Executivo e também do Legislativo. Entre os projetos, destaca-se o encaminhado pelo prefeito Junior da Femac, que concede reposição salarial de 4,56% a todos os servidores municipais. Como o reajuste é retroativo ao mês de fevereiro, ele precisa ser votado com urgência para entrar já na folha de pagamento deste mês. Em virtude dos casos de Covid, as sessões não serão abertas ao público.

Nova diretoria da AMP
Os prefeitos reeleitos de Jesuítas, Junior Weiller (MDB), e de Santa Cecília do Pavão, Edimar Aparecido Pereira dos Santos (PTB), candidatos a presidente e vice, protocolaram ontem, em Curitiba, a chapa de consenso para a nova diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) no biênio 2021/2023. A eleição será promovida no dia 9 de março. A chapa foi protocolada junto ao presidente da Comissão Eleitoral da AMP e prefeito reeleito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel (MDB). O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), aparece como segundo secretário, enquanto Luiz Carlos Gil (PSD), de Ivaiporã, como primeiro tesoureiro.
Encontro em Jardim Alegre
Prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) participaram anteontem de um encontro em Jardim Alegre para discutir pautas comuns. Além do prefeito anfitrião, José Roberto Furlan (Cidadania), participam do encontro a prefeita Carla Emerenciano (PSL), de São João do Ivaí, Reinaldo Grola (PSD), de Lunardelli e Adauto Mandu (Podemos), de Lidianópolis, além de representante de Cruzmaltina, que também integra o consórcio. Um dos problemas comuns é a gestão de resíduos. É possível que saia dessas conversas uma proposta concreta de aterro sanitário consorciado, uma solução que vem sendo adotada em outras regiões do Brasil. 

Contra prisão de deputado
O deputado federal paranaense Filipe Barros (PSL) defende que a Câmara Federal revogue a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a prisão do deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (PSL/RJ), após a divulgação de vídeos em que ele ameaça ministros e pede o fechamento da Corte. Barros alega que Silveira é protegido pela imunidade parlamentar. “Não importa o que ele disse. A prisão é inconstitucional. Trata-se da defesa da nossa CF e das prerrogativas do poder legislativo federal. É defender o Estado de Direito e a Democracia contra reiteradas arbitrariedades cometidas por membro de outro poder constituído”, escreveu nas redes sociais.