CIDADES

min de leitura - #

Começa 2ª etapa da vacinação contra sarampo

FERNANDA NEME E ADRIANA SAVICKI

| Edição de 19 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Região tem mais de 59 mil pessoas na faixa etária entre 20 e 29 anos que é alvo da segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, iniciada ontem em todo país. Os números são da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, que tem uma abrangência de 17 municípios.

O Paraná já soma 368 casos da doença. “Estamos verdadeiramente preocupados com a situação do sarampo. Precisamos que todos que estão em dúvida ou que não tomaram a vacina sejam vacinados, é a única maneira de prevenir o sarampo”, afirmou o secretário de Saúde, Beto Preto.
Segundo a coordenadora regional de imunização do órgão, Anelize Sassá Brizola, a situação preocupa. “Nenhum dos casos é da nossa 16ª regional, os mais próximos são de Maringá e Londrina”, explica.  
A primeira etapa de vacinação foi para crianças de seis meses e cinco anos incompletos, que são mais vulneráveis às complicações do sarampo. Esta segunda etapa é de suma importância para interromper a cadeia de transmissão da sarampo para reduzir o risco da doença e imunizar não vacinados ou com esquema incompleto para o sarampo. A faixa etária alvo da campanha atual que apresenta maior frequência de casos.
Sobre a campanha de vacinação de crianças, Anelize informa que não foi atingida a meta de 95% de pessoas imunizadas na região. “Conseguimos apenas 82,6%, o que é um número mediano”, lamenta.
Para essa nova etapa, a coordenadora espera que mais pessoas compareçam aos postos de saúde de toda a região para tomar a vacina de sarampo. “É importante que no dia 30 de novembro, o chamado Dia D, a população vá até os pontos de vacinação e atualizem suas carteirinhas. Um dos maiores problemas ainda é que as pessoas perdem o comprovante”, explica.