OPINIÃO

min de leitura - #

Comércio otimista é sinal positivo para economia

Da Redação

| Edição de 11 de novembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Depois de pelo menos três anos de crise e retração, o clima é de otimismo no final deste ano. Com projeção de aumento de vendas de 10%, o comércio de Apucarana ampliou o número de contratações de trabalhadores temporários e está mobilizado para que o Natal de 2017 seja diferente em comparação a anos recentes. 

Esse clima positivo vem embalando, na verdade, comerciantes de todo país. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) divulgou levantamento que aponta perspectivas positivas para as vendas e contratações temporárias de fim de ano. De acordo com a Abrasce, o setor prevê um aumento de 7% nas vendas natalinas e 5% nas contratações. 
Outro levantamento positivo é da Confederação nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que sinaliza também para um crescimento tanto nas vendas quanto na abertura de vagas temporárias, que deverá ter um aumento de 10% em relação a 2016, quando 66,7 mil vagas de emprego foram criadas. Já a estimativa para as vendas de fim de ano é de 4,3%. 
Em Apucarana, por exemplo, esse ânimo favorável beneficia toda economia do município. O comércio tem papel importante na geração de empregos. Por isso, o otimismo com as vendas repercute de forma geral. Há um movimento positivo que “puxa” outros setores. O segmento de bares e restaurantes, por exemplo, também se beneficia, com as ruas mais cheias. Esse clima deve se acentuar em 7 de dezembro, quando as lojas ficam abertas até as 22 horas. 
É importante também, nesse contexto, melhorar a decoração natalina. Isso ajuda a envolver mais a população, que acaba ampliando suas compras. Na verdade, é preciso um maior cuidado com o Natal, que é o período mais importante para o comércio. Neste ano, houve uma preocupação nesse sentido, o que precisa ser destacado. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia), em parceria com Sicoob e com apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e Câmara da Mulher Empreendedora, se mobilizou para realizar uma grande campanha de Natal. Neste ano, a promoção terá como prêmios um Chevrolet Ônix, três motos e dez vales-compra no valor de R$ 1 mil cada.
O comércio forte é fundamental para uma cidade do porte de Apucarana. Por isso, todos têm a ganhar com esse otimismo. Os últimos anos de retração foram terríveis, com aumento do desemprego. Que esse Natal represente um recomeço.