OPINIÃO

min de leitura - #

Como avançar na carreira?

Por Luciano Zorzal, palestrante e consultor

| Edição de 30 de novembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O fim do ano já se aproxima e é chegado o momento de avaliar o período que passou para traçar novos objetivos. Dentre as famosas resoluções de ano novo, as relacionadas à carreira estão sempre no topo da lista. Mas, você sabe qual a melhor maneira de traçar ações eficazes e estratégicas para alcançar o tão almejado sucesso e reconhecimento profissional?

Pode parecer uma tarefa bem difícil, mas existem alguns atalhos que você pode tomar para ter mais clareza sobre como conquistar o estágio profissional que deseja. Veja a seguir algumas atitudes que poderão te ajudar a avançar na carreira de forma estratégica.

Antecipe tendências – Atualmente, vivemos no mundo da informação e da tecnologia, portanto, se olharmos com um pouco mais de atenção ao que acontece a nossa volta, conseguimos prever alguns cenários com os dados que temos disponíveis. Grandes organizações e empresas que trabalham com um bom planejamento estratégico fazem isso com facilidade. Crises econômicas e apagões, por exemplo, muito antes de acontecerem já estão no radar de profissionais para que os impactos sejam minimizados. A boa notícia é que você também pode utilizar essas informações e acompanhar de perto as novidades da sua área de atuação para prever e se preparar para as novas tendências do mercado.

Avalie seus pontos fortes – Depois de estar atualizado sobre que é ou não tendência na sua área, é importante que você faça uma análise bem estruturada dos seus principais diferenciais para descobrir quais convergem melhor com essas oportunidades. Assim, você poderá utilizar e desenvolver ainda mais seus pontos fortes para atender as novas demandas do seu segmento.

Desenvolva sua humildade – Da mesma forma que você olhou para os seus pontos positivos, você deve ter humildade para reconhecer, avaliar e trabalhar seus pontos passíveis de melhoria. Para fazer isso, você pode começar com uma análise interna, ponderando sobre quais aspectos você deveria se desenvolver. Contudo, a melhor maneira de fazer isso é perguntando a opinião das pessoas mais próximas de você e ouvindo-as sem contestar. Assim, poderá analisar com clareza e perceber onde precisa melhorar. Depois disso, é só sair da zona de conforto para fazer as mudanças necessárias ao seu crescimento profissional e, até mesmo, pessoal.

Ao refletir com base nestes três aspectos você conseguirá criar metas e planos muito mais estratégicos para se desenvolver na carreira. Em tempos em que a busca por melhoria contínua está cada vez mais valorizada, nada melhor do que aliar o autoconhecimento aos cenários externos para obter os melhores resultados. Essa já pode ser sua primeira resolução de ano novo!