OPINIÃO

min de leitura - #

Comunicação é o que o outro entende

Maria Emília Farto

| Edição de 10 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Pense num peixe. Eu também vou pensar em um. E então, vamos dizer um ao outro o que pensamos. Você me descreve o seu: numa travessa assado com batatas. E eu conto os detalhes do meu, que está nadando num aquário.
Mas, nós dois não pensamos na mesma coisa?!
Agora pare um pouco e reflita sobre as mensagens que a sua empresa está levando para dezenas, centenas ou milhares de pessoas. Será que todos os seus públicos de interesse estão imaginando o mesmo peixe? Quanto você está ganhando com isso? Quanto está perdendo? Quais as consequências para a imagem da empresa? E para sua reputação?
O fato é que em qualquer organização, o sucesso e a superação de metas dependem muito mais da qualidade da comunicação com empregados, fornecedores, parceiros de negócios e o consumidor final do que se pode imaginar. 
No entanto, frente às atribulações do dia a dia, é comum os gestores subestimarem o real valor da comunicação empresarial, que muitas vezes sequer aparece na lista de prioridades e investimentos. Isso é um grande erro estratégico.
O peixe que você vende pode ser muito diferente do percebido por quem o compra ou, pior, por quem o deixa de comprar. Os diferenciais dos produtos ou serviços que você vende, os valores institucionais que o acompanham e a experiência de compra proporcionada não são informações óbvias. 
A falta de comunicação empresarial se reflete diariamente em todos os âmbitos: no clima organizacional, no desperdício de oportunidades para atrair parceiros estratégicos, na perda de negócios e, principalmente, na abertura de espaço para o concorrente que se comunicar melhor.
Independentemente do tamanho da organização, seja uma startup ou um dinossauro, só um projeto de comunicação bem estruturado, desenvolvido por profissionais qualificados e alinhado a objetivos de negócio, pode garantir que a mensagem certa alcance cada público de interesse e seus universos de atuação, com abertura de oportunidades diretas ou indiretas de crescimento.
Desenvolver e por em prática projetos de comunicação traz a ótima oportunidade de se olhar a partir do outro. Mais ainda, de descobrir novas possibilidades dos produtos e serviços ofertados, muitas vezes despercebidas. E então utilizar as ferramentas mais apropriadas, sejam posts em redes sociais ou ações de relacionamento com a mídia, cujos resultados não acontecem num piscar de olhos, mas quando chegam são sólidos e bem duradouros. 
Alguns ícones como Jeff Bezos, Bill Gates e Steve Jobs entenderam bem a importância disso. O resultado ficou no mundo. E para todo mundo ver.