COTIDIANO

min de leitura - #

Comunidade deve se unir para melhorar segurança

Da Redação

| Edição de 25 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Apucarana, lançou no último sábado o projeto “ABC da Segurança”. O objetivo é orientar a população para adoção de medidas preventivas para reduzir o número de crimes contra o patrimônio. Além de Apucarana, o projeto será levado para todos os municípios de abrangência do 10º BPM.

A iniciativa é importante para conter o número de roubos a assaltos. De janeiro a agosto, houve redução no número de ocorrências em Apucarana. O índice de assaltos caiu 22% e de furtos, 4%. No entanto, de modo geral, a quantidade de crimes contra o patrimônio registrados na cidade ainda é muito grande. Foram 298 roubos e 1420 furtos de janeiro a agosto, somando 1718 ocorrências do tipo.
A tendência é de aumento desses crimes na reta final do ano, quando aumenta o movimento no comércio e também há maior circulação de dinheiro, com o pagamento do 13º salário dos trabalhadores da iniciativa privada, além dos funcionários públicos e aposentados.
A segurança é fruto de um esforço coletivo. É claro que as polícias – Civil e Militar – precisam ter uma atuação forte no combate aos criminosos, mas a prevenção deve partir do próprio cidadão. Muitos criminosos agem de forma oportunista, aproveitando brechas deixadas pelas vítimas.
Justamente é esse o foco da PM com o projeto “ABC da Segurança”: orientar moradores e comerciantes para algumas medidas que podem dificultar a ação dos criminosos.
A PM irá realizar visitas a lojas, fábricas e residências para informar sobre medidas simples de segurança. A PM também elaborou uma cartilha, que está sendo entregue aos comerciantes, empresários e população em geral. Entre as orientações está a instalação de alarmes, cercas elétricas e outros dispositivos de segurança nas moradias e no comércio. Outra dica é adotar uma postura mais defensiva na hora de chegar em casa ou no uso de celulares, que estão entre os alvos prediletos dos assaltantes, principalmente nos roubos nas ruas. São medidas simples, mas que fazem a diferença. 
A Polícia Militar age de forma correta ao realizar um trabalho de aproximação com a comunidade. Não há outro caminho a não ser unir esforços para conter a criminalidade. A violência é um problema nacional e exige uma mobilização de todos os segmentos. Em Apucarana, felizmente, os indicadores estão em queda. No entanto, é fundamental adotar ações de prevenção para garantir maior segurança e, dessa forma, a redução permanente das ocorrências.