OPINIÃO

min de leitura - #

Concessão do transporte coletivo volta a avançar

Tribuna do Norte

| Edição de 15 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A ‘novela’ da concessão do transporte coletivo de Apucarana registrou um novo capítulo, e desta vez o ‘final feliz’ parece finalmente estar perto. Antes desabilitada, a única empresa a participar da disputa agora já está habilitada, através de uma medida bastante positiva adotada pelo prefeito Junior da Femac.

A empresa Val, que é inclusive quem oferta atualmente o serviço em regime de permissão, havia sido apontada pela comissão da licitação como desabilitada, pelo fato de não ter entregue todos os documentos necessários. A empresa recorreu na Justiça. Observando as grandes chances do processo se arrastar por meses e até anos, o prefeito resolveu retirar a exigência destes documentos, avaliados por ele como de menor importância e, assim, o processo poderá voltar a andar.

Com a permissão, a prefeitura tinha pouca margem para exigir grandes mudanças na forma de atuação. Como o Ministério Público já afirmou, o contrato firmado desde a década de 1970 entre empresa e município é precário. Já a licitação lista várias contrapartidas que precisam ser dadas pela empresa. Por isso, a expectativa é de uma substancial melhoria nos serviços.

O edital prevê, por exemplo, frota com sinal de internet sem fio, instalação gradativa de pelo menos 700 pontos de ônibus com cobertura e bilhetagem eletrônica com conexões, permitindo que o passageiro possa utilizar quantos ônibus necessitar, dentro de um espaço de tempo definido, pagando apenas uma passagem. A empresa será responsável ainda pela manutenção do terminal urbano de passageiros. Estas melhorias vão dar mais conforto para as cerca de 20 mil pessoas que utilizam o transporte coletivo de Apucarana todos os dias.

Cabe ao município e também aos próprios cidadãos cobrar para que estas melhorias sejam implantadas o mais rápido possível. Com um transporte coletivo moderno e eficiente, Apucarana só tem a ganhar, se aproximando das principais cidades do país em termos de mobilidade urbana compartilhada. Após décadas de espera, o serviço está cada vez mais perto de ser, finalmente, oferecido com a qualidade e modernidade necessárias.