CIDADES

min de leitura - #

Concurso vai eleger prato típico de Arapongas

Vanuza Borges

| Edição de 24 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Preparar um prato com ingredientes característicos de Arapongas. O desafio foi lançado durante o 3º Festival Gastronômico, que começou ontem e termina hoje à noite na Praça da Igreja Matriz. O concurso gastronômico “Sabores de Arapongas” tem por finalidade fomentar a gastronomia local e a criatividade dos araponguenses natos ou não em busca de uma receita doce e outra salgada. O resultado será divulgado no final de novembro.

Imagem ilustrativa da imagem Concurso vai eleger prato típico de Arapongas

A secretária Niele Melo, da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), explica que a equipe da sua pasta, em parceria com a Secretaria de Indústria Comércio e Secretaria de Cultura Lazer e Eventos, fez um mapeamento dos principais alimentos produzidos no município, que deverão integrar as receitas. “O concurso tem por objetivo valorizar a nossa produção local e estimular o turismo gastronômico”, cometa. 
Entre os ingredientes, Niele revela que foram selecionados trigo, soja, milho, frango, ovo e/ou abacate. “Três desses seis ingredientes devem fazer parte obrigatoriamente da receita salgada”, revela. Já para a sobremesa, o ingrediente principal escolhido foi o abacate, que é produzido especialmente no município pelos produtores da Colônia Esperança. 
De acordo com Niele, as inscrições começam nesta segunda-feira e deverão ser feitas exclusivamente no site da Prefeitura, onde constarão todas as regras do concurso. O término das inscrições será dia 25 de outubro. “Esse concurso não é somente para os profissionais da gastronomia, mas para todos que quiserem participar e colaborar com suas receitas”. 
Porém, os cozinheiros classificados terão de apresentar a mesma receita em todas as etapas. “A primeira seletiva será no dia 6 de novembro, quando será feita a classificação de 20 receitas, sendo dez doces e dez salgadas. Essas receitas vão participar de mais duas seletivas, que irá escolher as campeãs, mas todas as classificadas vão integrar um livro de receita”, adianta.
Niele explica que o corpo técnico, em sua maioria, é de outras cidades. Foram convidados técnicos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paraná Turismo, Câmara da Mulher Empreendedora, Acia, além de representantes de cadernos de gastronomia. Os que passarem pelo crivo, além do reconhecimento, irão receber como prêmio eletrodomésticos.  

NO CARDÁPIO 
No Festival Gastronômico, o abacate ainda não tem muito espaço. Um único estabelecimento ousou em colocar a fruta no cardápio. “Preparamos um mousse de abacate”, revela o chef Reginaldo César Dorigão, dono de uma padaria. Para ele, o concurso é interessante porque vai provocar a curiosidade sobre os pratos com ingredientes característicos de Arapongas. 
O também empresário do ramo, Marcelo Schuab avalia que a iniciativa é positiva e pensa em preparar algo. Atualmente, o frango e o abacate já fazem parte do cardápio do bar e restaurante, mas para o festival ele levou apenas preparativos com frango. “Além do tradicional guacamole, temos também o guasacaca, que é uma variação do prato mexicano. Agora, para o concurso vamos precisar inovar”, diz.