COLUNAS

min de leitura - #

Conecta Apucarana

Editoria de Política

| Edição de 19 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac (PDT) prestigiou na tarde de sábado, na empresa Caramuru, ao lado de empresários e outras lideranças, de mais uma reunião da Governança do Conecta Apucarana, que vem trabalhando para estimular a inovação e tornar Apucarana uma Cidade Inteligente. As ações para 2019 estão tomando forma e as reuniões com as lideranças já dão sinais de efetividade. No encontro foi apresentado o planejamento para 2019, com a previsão de cursos de iniciação de Startups e demais temas relacionados à disseminação da cultura de inovação como palestras, seminários, “startup weekend”, entre outros eventos. Junior da Femac anunciou que já está providenciando um local para a primeira incubadora tecnológica de Apucarana.

No SICAP Ainda no sábado, Junior da Femac participou da posse da nova diretoria do Sindicato dos Contabilistas de Apucarana (SICAP), na Casa da Amizade. Deise Liboni transmitiu o cargo de presidente ao contabilista Iudilson de Venês Guizelini. “Trata-se de uma importante classe profissional que muito contribui para o desenvolvimento do município”, afirma o prefeito.

Estagiários A Prefeitura de Apucarana agregou ontem sessenta estagiários nas mais diversas áreas de atuação da gestão pública. O prefeito Junior da Femac aproveitou o momento para fazer um apelo aos empresários e empresárias de Apucarana, no sentido de que possam dar oportunidade para que esses estudantes complementem sua formação por meio do estágio. 

Homenagem A chuva atrapalhou, mas não impediu o sucesso do “1º Apucarana Cidade Mulher”, realizado no sábado e domingo, em homenagem ás mulheres. Conforme Junior da Femac, o objetivo foi alcançado. “Mostramos os serviços, cursos e programas que são ofertados às mulheres e, somado a isso, tivemos shows musicais e uma praça de gastronomia”. 

Posse do bispo O governador Ratinho Junior (PSD) designou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, para representá-lo na cerimônia de posse do novo bispo de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira, marcada para o dia 6 de abril, às 10 horas, na Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Beto Preto diz estar honrado com indicação feita por Ratinho Jr.

Ordenação A ordenação episcopal do Monsenhor Carlos José de Oliveira acontece hoje à noite na Catedral Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista. Comitivas de Apucarana estão se deslocando até aquela cidade paulista para prestigiar a cerimônia. Os vereadores Marcos da Vila Reis (PSD) e Antônio Sidrin (DEM) vão representar a Câmara.
Major na Câmara O novo comandante do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Apucarana, major André Lopes de Oliveira, esteve presente na sessão da Câmara ontem à tarde. Ele se apresentou aos vereadores e convidou a todos para a cerimônia de troca de comando, que acontece nesta sexta-feira, às 15 horas, no quartel central da cidade.

Macone Quem também esteve na sessão de ontem da Câmara de Apucarana foi o presidente do Movimento Apucaranense da Consciência Negra (Macone), Carlos Alberto Figueiredo. Ele fez uma explanação do Dia Internacional de Lula pela Eliminação do Racismo e do Preconceito Racial, que será lembrado neste dia 21 de março (quinta-feira).

Movelpar O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), manifestou-se ontem bastante empolgado com o sucesso da 12ª Feira de Móveis do Paraná (Movelpar), que está sendo realizada em Arapongas. Segundo ele, o brasileiro está muito esperançoso de modo geral e isto não é diferente dos empresários do ramo de móveis, que deverão fazer bons negócios. 

Ratinho Jr. O prefeito Sérgio Onofre da Silva, juntamente com sua equipe, e os empresários de Arapongas que participam da Movelpar recebem amanhã, a partir das 14 horas, a visita do governador Ratinho Júnior. Além de percorrer os estandes da feira, o governador destinará parte do seu tempo para despachar diretamente do Expoara, acompanhado de alguns secretários.

FPM menor Prefeituras recebem amanhã o segundo repasse de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o montante é 7,52% menor em relação a igual período do ano passado, sem considerar os efeitos da inflação. Com a inflação, a redução é de 10,90%. Apesar disso, o saldo do mês continua sendo positivo.

Vapt Vupt

As chuvas fortes dos últimos dias têm causado estragos em vários municípios do Vale do Ivaí.
Prefeitos já buscam ajuda do governo do Estado para recuperar estragos na zona rural e na cidade.
O prefeito de Rio Bom, Ene Benedito Gonçalves (PDT), está preocupado com famílias afetadas pelas chuvas.
Muitas famílias de Rio Bom tiveram suas casas inundadas pelas águas das chuvas e perderam seus pertences.