COLUNAS

min de leitura - #

Confiança das urnas

Editoria de Política

| Edição de 07 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nesta eleição, além de registrar os candidatos escolhidos pelos eleitores, a urna eletrônica encara uma outra luta: ganhar votos, de confiança, para si própria. Em seu 12º pleito no Brasil, a máquina de votar se vê envolvida num duelo entre os que defendem a segurança do equipamento e os que acreditam em fraude. No meio disso, está a discussão de volta para o voto impresso. Nos últimos meses, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garantiu reiteradamente que o sistema é devidamente protegido contra eventuais ataques e tentativas de corrupção do resultado da votação. Entre os argumentos, cita que, em 22 anos de urna eletrônica, nunca foi detectada fraude. São ainda elencadas medidas de defesa adotadas. Entre as barreiras estão a biometria, uma votação paralela que testa urnas aleatórias, criptografia, os testes públicos de segurança da urna e a ausência de conexão com a internet -o que eliminaria as chances de uma ofensiva remota.

Podem confiar A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Rosa Weber, disse ontem que os eleitores podem confiar no sistema de votação do País. “O recado que eu passo aos brasileiros é que teremos eleições em clima de tranquilidade, com confiança em nosso sistema eletrônico de votação e de transmissão de dados”, afirmou após verificação de software das urnas.

Contestação Líder nas pesquisas de intenção de votos, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) tem contestado a legitimidade das urnas eletrônicas nos últimos meses. O PSL está organizando um grupo de voluntários para fiscalizar o resultado da eleição neste domingo, acreditando que há possibilidade de fraude no decorrer do pleito e na sua apuração.

Otimista O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), manifestou ontem otimismo sobre as eleições de hoje, em relação aos candidatos que ele apoiou nesta campanha eleitoral, tanto a deputado federal e estadual, quanto para o governo do Estado. Ele assinalou que está bastante confiante num resultado positivo, diante do que pôde sentir junto ao eleitorado.

Candidaturas I Nas eleições deste ano, Apucarana tem doze candidatos a deputado estadual e quatro a federal que são da cidade. A maioria lançou suas candidaturas por conta própria, com aval de seus partidos. Com exceção de um ou outro, a maioria fez uma campanha eleitoral independente, sem o apoio de fortes lideranças políticas locais.

Candidaturas II Em Arapongas entraram poucos candidatos na disputa eleitoral deste ano. São quatro concorrentes a deputado estadual e dois a federal. Todos eles também se lançaram candidatos por conta própria, apenas com o aval de seus partidos. O mesmo aconteceu em alguns municípios do Vale do Ivaí.
Sem barulho Candidatos e os partidos políticos tiveram até as 22h de ontem para fazer propaganda eleitoral por meio da distribuição de material gráfico e promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som divulgando jingles ou mensagens de candidatos. Também terminou o prazo para propaganda por meio de alto-falantes. 

Recurso O advogado Ogier Buchi (PSL) protocolou na sexta-feira recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter o indeferimento de sua candidatura ao governo do Paraná. A expectativa é de que o TSE julgue o recurso nesta segunda-feira. A importância ou não dessa decisão dependerá da quantidade de votos obtidos por Buchi. 

Votos válidos “Dependendo do resultado da votação deste domingo, a decisão do TSE pode ser importante ou não”, avalia Ogier Buchi. Mesmo que para Buchi a votação seja indiferente e que o TSE não aceite o recurso, os votos que ele fizer hoje podem ser anulados, o que diminui o número de votos válidos. Isso pode impedir a vitória de um candidato em primeiro turno.

Morre candidato O candidato do Partido da Causa Operária (PCO) ao Senado Federal pelo Rio de Janeiro, Fernando Fagundes, morreu na noite de sexta-feira, em decorrência de um AVC. Fagundes tinha 53 anos e era professor de política e poética na Universidade Federal Fluminense (UFF). O candidato havia sofrido um acidente vascular cerebral há uma semana.

Movimentos Quase 27 mil candidatos concorrerão aos cargos estaduais e federais em disputa. Cerca de 360 fazem parte ou estão ligados a movimentos que promovem renovação na política ou lideraram manifestações de rua nos últimos anos. Eles estão representados por pelo menos dez movimentos, como Renovação Carismática Católica, Movimento Brasil Livre e Agora! Renova e Acredito.

Vapt Vupt

Candidatos em todos os níveis encheram as redes sociais, ontem, com mensagens e pedido de votos.       
Como a campanha foi bastante curta, as redes sociais se constituíram num importante meio de comunicação.         
Apesar de todo esforço, a Justiça Eleitoral não conseguiu inibir muitas notícias falsas lançadas na internet.           
Muitos eleitores irão às urnas, hoje, sem ter definido com antecedência os candidatos a quem votar.