COLUNAS

min de leitura - #

Congratulações e parcerias

Editoria de Política

| Edição de 15 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Saúde o Paraná, Beto Preto, recebeu nesta semana correspondência do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. No ofício-circular, o ministro saúda o secretário paranaense e se manifesta à disposição do Estado. “No momento em que assumo o comando do Ministério da Saúde, responsabilidade que me foi confiada pelo excelentíssimo Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, faço absoluta questão de colocar a minha equipe e o meu gabinete à inteira disposição da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná”, diz Mandetta. O ministro ainda reiterou a importância da parceria da União com o Estado. “Juntos podemos avançar na implementação de projetos e de políticas públicas na área de saúde, que se traduzam em melhoria da qualidade de vida dos brasileiros”, manifestou Luiz Henrique Mandetta. 

Projetos Beto Preto diz que o Paraná irá, oportunamente, apresentar novos projetos na área de saúde e, ao mesmo tempo, buscará estreitas relações com o governo federal. “Vamos atuar com firmeza e muita dedicação para cumprir o plano de trabalho apresentado pelo governador Ratinho Junior”, assinala o médico Beto Preto. 

Eficiência Seis dias depois de ter se reunido, em Curitiba, com o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, o prefeito em exercício de Apucarana, Junior da Femac (PDT), já obteve um retorno concreto de seu pedido. Ele recebeu ontem a visita do engenheiro Francis de Alencar Prado, superintendente de expansão da Copel Distribuição. “Fiquei surpreso com a eficiência do novo governo”, admitiu Junior.

Realocação A reivindicação apresentada por Junior da Femac a Daniel Pimentel, presidente da Copel, foi no sentido de realocar os postes de energia, na Rua Nova Ucrânia. A via terá uma ampliação lateral e será pavimentada no seu prolongamento até o contorno sul de Apucarana, por isso a necessidade de mudança da rede. 

Posse na Copel O executivo Daniel Pimentel Slaviero, aliás, toma posse hoje, às 9h30, como novo presidente da Copel. Ele foi eleito pelo Conselho de Administração da Copel (CAD) no dia 8 de janeiro. Slaviero foi escolhido pelo governador Ratinho Júnior para presidir a Copel em razão de sua experiência em gestão, essencial para encabeçar os desafios que serão enfrentados pela empresa nos próximos anos.

Carreira Daniel Slaviero começou sua carreira como trainee no Grupo Paulo Pimentel, alcançando o cargo de diretor executivo. Também ocupou a presidência da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) por quatro mandatos. Em 2010 tornou-se diretor institucional do Grupo Silvio Santos e diretor geral do SBT, em Brasília. Depois assumiu a direção de todas as emissoras regionais do SBT.
Cobrança O prefeito interino de Arapongas, Jair Milani (PP), convocou os gerentes regionais da Sanepar e da Copel para uma reunião ontem de manhã. Ele cobrou solução urgente para a constante falta de água na cidade, sempre decorrente das quedas de energia elétrica. Sanepar e Copel terão que fazer algo para evitar esta situação.

Sem privilégios Eleito após prometer cortar privilégios, o governador do Paraná, Ratinho Junior, afirmou em entrevista à imprensa ser favorável à reforma da Previdência proposta pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), mas disse que é preciso cortar “de todo mundo”, não se pode privilegiar ninguém. “A Previdência não é um problema do governo; é um problema do país”, afirmou.

Militares Questionado se a reforma da Previdência deve incluir a todos, inclusive militares, o governador Ratinho Junior respondeu assertivamente. “Todo mundo. Acho que tudo tem que ser discutido. Acho que pode haver, pontualmente, dependendo da profissão, situações com algum tipo de exceção. Mas tudo tem que ser discutido profundamente”, disse. 

Visita O empresário e ex-vereador de Jandaia do Sul, Zé da Gruta, esteve no início desta semana na capital do Estado, onde conversou com o governador Ratinho Junior. Ele também visitou João Carlos Ortega, secretário do Desenvolvimento Urbano, e o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva.

Reforma Pré-candidato a presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou ontem que ajudará o governo Jair Bolsonaro a aprovar a proposta de reforma da Previdência Social. “Se eu for eleito eu quero ajudar. Já conversei com o Paulo Guedes (ministro da Economia) e falei que quero ajudar na aprovação da reforma da Previdência”, afirmou. 

Vapt Vupt

Equipes técnicas das prefeituras estão trabalhando na elaboração da prestação de contas de 2018.       
Nos últimos dias, técnicos e prefeitos trabalham internamente no levantamento de todos os dados financeiros.       
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) tem sido rígido na análise das prestações de contas.         
Muitos prefeitos têm sido alvo de multas administrativas por causa de falhas nas prestações de contas.