COLUNAS

min de leitura - #

Congresso fragmentado

Editoria de Política

| Edição de 11 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O aumento da fragmentação partidária após as eleições do último domingo exigirá esforço do próximo presidente da República para ter sustentação no Congresso Nacional. Como apontam cientistas políticos, a articulação passa por conseguir equacionar a agenda de trabalho com as demandas dos aliados, que querem partilhar poder e recursos para atender suas bases. A Câmara dos Deputados passará dos atuais 25 partidos representados para 30. No Senado, o crescimento é de 15 a 20 legendas. A eleição também implicou na renovação dos nomes da próxima legislatura. Das 54 vagas disputadas no Senado, 46 serão ocupadas por novos parlamentares. Na Câmara, são novos 52% dos deputados, a maior taxa de mudança nos últimos 20 anos. Segundo o sociólogo e cientista político Bolívar Lamounier, “a fragmentação do Parlamento subiu para o espaço” e o Brasil “atingiu o índice mais alto do mundo com partidos representados no Parlamento”.

Satisfeito O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda (PV), manifestou-se ontem satisfeito com o resultado das urnas do último domingo. Seus candidatos tiveram grande desempenho no município, a começar por Ratinho Júnior (PSD), eleito para o governo do Estado. Ratinho Júnior obteve 3,5 mil votos  (71,8%) com apoio seu e do seu grupo político.

Candidatos Os candidatos a deputado federal e estadual, apoiados por Aquiles Takeda e seu grupo político, também tiveram bom desempenho na cidade. Luísa Canziani (PTB) obteve 1.086 votos e Pedro Lupion (DEM) 450 votos, ambos para a Câmara Federal. Para deputado estadual Artagão Júnior (PSB) obteve 1.460 votos, Tiago Amaral (PSB), 450, e Marcelo Richa (PSDB), 198. 

Haddad no Vale O candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), obteve o primeiro lugar em votação em apenas três dos 26 municípios do Vale do Ivaí. Ele foi o mais votado em Arapuã, com 965 votos (39,3%); em Ariranha do Ivaí, com 827 (47,8%); e em Godoy Moreira, onde recebeu 1.066 votos (51,6%). São municípios onde predomina a agricultura familiar.

Com Bolsonaro Embora não seja seu adepto, o prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, pretende votar em Jair Bolsonaro neste segundo turno. “Não dá para aguentar o PT novamente”, explica Ditão Púpio, argumentando que Bolsonaro pelo menos traz alguma perspectiva de mudança nos rumos do País.

Neutros As Executivas Nacionais do Podemos e do PPS declararam ontem neutralidade no segundo turno das eleições entre os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).Os dois partidos liberaram seus parlamentares e filiados para escolherem um dos candidatos. Segundo o PPS, ambas as candidaturas alimentam radicalismos políticos que ameaçam o próprio processo democrático.
‘Na enfermaria’ Em entrevista a agências de notícias internacionais ontem, o candidato do PT ao Planalto, Fernando Haddad, afirmou que está disposto “até a ir a uma enfermaria” para debater propostas com seu adversário na corrida presidencial, Jair Bolsonaro (PSL), que se recupera de um atentado a faca. “Ele precisa debater. Estou disposto até a ir a uma enfermaria para debater com ele”, disse.

‘Marmita de preso’ Em resposta à declaração de seu adversário petista, Fernando Haddad, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) chamou o candidato do PT de “marmita de corrupto preso” e disse que “sua hora vai chegar”. A declaração é uma resposta à afirmação de Haddad de que iria “até a uma enfermaria” para um debate presidencial com Bolsonaro neste segundo turno.

Canziani na Acia O deputado federal Alex Canziani (PTB) estará hoje em Apucarana para encontros com lideranças empresariais e membros da sociedade civil organizada. Ele vai explanar sobre as eleições, fazer agradecimentos e anunciar recursos para investimentos no campus da Universidade Tecnológica Federal. O encontro será às 10h30 na Associação Comercial (Acia).

Homenagem A Câmara de Apucarana realiza hoje, às 19h30, sessão solene para entrega do diploma “Prêmio de Eficiência” à Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap). A honraria, aprovada por unanimidade, foi proposta pela vereadora Márcia Sousa (PSD), sendo o Decreto Legislativo assinado pelo presidente Mauro Bertoli (DEM).

Novo prédio Por falar em Câmara de Apucarana, o presidente Mauro Bertoli (DEM) fará na próxima segunda-feira (dia 15), às 18h30, solenidade de entrega das obras de reforma e adequação do prédio do Legislativo. O evento será realizado logo após a sessão ordinária. O prédio foi reformado e adequado com acessibilidade.

Vapt Vupt

Muitos prefeitos estão indecisos sobre quem apoiar para presidente da República neste segundo turno.
Outros prefeitos já sabem em quem votar, porém preferem não dizer e nem interferir na opinião popular.
No primeiro turno, a preocupação dos gestores públicos municipais era a de eleger o futuro governador.
Com Ratinho Júnior (PSD) no comando do governo do Paraná, prefeitos do Vale esperam atenção especial.