CIDADES

min de leitura - #

Conquista do IDEB tem repercussão positiva

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A conquista de Apucarana, pela segunda vez consecutiva, da melhor média do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB), nos anos iniciais, obteve grande repercussão na cidade. Algumas lideranças se manifestaram a respeito do resultado aferido em todo o Paraná pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao Ministério da Cultura, que a cada dois anos, realiza esta pesquisa em todo o país.

A secretária de educação Marli Fernandes reiterou ontem que nada disso seria possível se não houvesse um real compromisso com investimentos e prioridade para a educação no Município. “Esse compromisso foi resgatado a partir de 2013, com o Beto Preto, e vem sendo mantido com rigorosamente em dia pelo prefeito Junior da Femac”, assinalou a secretária.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), Jayme Leonel, disse que a excelente média alcançada é resultado do trabalho do poder público e dos professores nas escolas. “Trata-se de um índice altamente positivo para Apucarana e que, talvez seja a maior expressão que pode existir nesta área, confirmando um aprendizado de qualidade”, opinou Leonel. Ele enalteceu ainda os constantes investimentos que o município vem fazendo ao longo dos últimos anos na estrutura física, na alimentação escolar, compra de equipamentos, informatização e, enfim, em todas as ações nesta área.
O pastor Daniel Accyoli disse que recebeu a notícia com muita satisfação. “Disse ao prefeito Junior da Femac e à secretária Marli Fernandes que a riqueza passa, mas o saber permanece”, pontuou o religioso. Segundo Accyoli, a conquista desse índice pela segunda vez consecutiva é de suma importância para toda a sociedade de Apucarana. “Isso é o fruto de todo o esforço do executivo, com apoio do legislativo e, especialmente, daqueles que no dia a dia encabeçam o ensino na educação básica”, comentou o pastor.
O padre José Roberto Rezende, Cura da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, também destacou o resultado. “O compromisso com uma educação de qualidade, mostra que nossos gestores estão oferecendo um legado para as gerações futuras. Trata-se de algo muito valioso, de suma importância, pois a educação é condição de vida para o ser humano e traz liberdade”, avaliou.