OPINIÃO

min de leitura - #

Conquista para usuários araponguenses do pedágio

Da Redação

| Edição de 11 de agosto de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas está conseguindo resultados muito positivos na negociação com a Concessionária Viapar. Depois de obter descontos no pedágio na praça da BR-369 para moradores que utilizam diariamente a rodovia, como trabalhadores, estudantes e pessoas que fazem tratamento médico em Rolândia ou Londrina, o município incluiu nesta semana nova cláusula, atendendo também motociclistas. São conquistas históricas para uma parcela importante da população de Arapongas, obtidas após negociação conduzida pessoalmente pelo prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC). 

Pelo acordo, que deve entrar em vigor na próxima semana, os donos de 21 mil motos e motonetas emplacadas em Arapongas vão pagar R$ 1 pela tarifa contra os atuais R$ 4,10, um desconto de 76%. 
A medida beneficia diretamente muitos trabalhadores que fazem o percurso até Rolândia ou Londrina e agora terão um gasto condizente para quem trafega diariamente pela BR-369. 
A Prefeitura já havia conquistado 9 mil passagens mensais com desconto para estudantes, trabalhadores e pacientes. Cerca de 600 pessoas foram cadastradas e quase 300 já estão sendo beneficiadas. No caso das motocicletas, o benefício será irrestrito. Inicialmente, não haverá necessidade de cadastramento. No entanto, essa possibilidade ainda está sendo discutida pelo prefeito e seu departamento jurídico. 
É preciso destacar aqui o papel do prefeito Sérgio Onofre. A questão do pedágio em Arapongas se tornou uma grande polêmica a partir do surgimento do Movimento Tarifa Zero, que reivindica isenção para todos os moradores de Arapongas e também de Rolândia, além da abertura da Estrada do Ceboleiro. Essa via rural, utilizada como rota de fuga do pedágio, acabou virou palco de disputa entre os manifestantes e a concessionária. Um impasse se formou. Enquanto o “Tarifa Zero” exigia a isenção, a concessionária alegava que estava respaldada por contrato, além de decisões judiciais e acordos anteriores com a Prefeitura. 
Onofre mostrou habilidade nas negociações e muitos araponguenses já estão sendo contemplados com o desconto. 
É preciso reconhecer a legitimidade do Movimento Tarifa Zero, que tem seu direito de reivindicar os benefícios. Por outro lado, o prefeito mostrou que com diálogo também é possível obter benefícios. É claro que atender a todos seria algo espetacular, mas não foi - e não será - possível por conta das restrições legais e contratuais. Nesse contexto, conseguir o benefício para quem utiliza diariamente a rodovia já representa um avanço significativo. Agora estendendo o desconto para as motos, esse acordo se torna ainda mais vantajoso para Arapongas