COLUNAS

min de leitura - #

Conquista regional

Editoria de Política

| Edição de 09 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac (PDT) enalteceu ontem a presença do médico e ex-prefeito Beto Preto em Apucarana, em seu primeiro ato oficial como secretário de Estado da Saúde no município. “Ele veio para consolidar a entrega de um projeto que planejou desde meados de 2017, que era o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas”, destacou o prefeito. Segundo ele, a conquista é grandiosa para Apucarana e região, pois também serão atendidos nesta nova estrutura pacientes dos dezesseis municípios da área de abrangência do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cirvir). “Também atenderemos aqui pacientes do Hospital do Câncer de Londrina”, lembrou Junior da Femac, agradecendo o empenho do médico Beto Preto neste projeto. 

Residências Outro que rasgou elogios ao secretário de Saúde Beto Preto foi o secretário municipal de Saúde, Roberto Kaneta. Ele lembrou da luta e o esforço de toda a equipe da Autarquia de Saúde para cumprir todas as etapas do Programa de Residências Médicas e Multiprofissionais. “Foi difícil, exigiu o máximo de todos, mas hoje Apucarana detém esse importante programa, que reforça o atendimento na saúde pública”, assinalou.

Funcionários do povo A médica Ligia Martin, Coordenadora da Residência Médica na Especialidade de Dermatologia, valorizou a conquista de Apucarana e dos usuários do SUS. “Ver isso concretizado é uma grande alegria. Somos funcionários do povo e vamos garantir que o dinheiro investido aqui seja transformado em atendimento de qualidade. Vamos tentar zerar a fila da dermatologia em seis meses”, anunciou Ligia.

Posse oficial O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ex-prefeito de Apucarana, será empossado no cargo do governo em solenidade oficial na próxima semana, em Curitiba. A data da posse será definida pelo governador Ratinho Junior (PSD), que chega da viagem aos Estados Unidos neste domingo. Nomeado pelo governador, ele já responde pelas ações da pasta.

Região esquecida Nesses dois primeiros meses como secretário estadual da Saúde, Beto Preto diz que já percebeu como a região ficou esquecida pelos governos anteriores nesta área, por não ter uma representação política em nível de Estado. Como secretário, ele diz que vai trabalhar para todo o Paraná, mas com sua atenção voltada para Apucarana e o Vale do Ivaí.

Prestigiando O ex-prefeito de Cambé, ex-secretário estadual da Saúde e ex-deputado estadual Gilberto Martin, que é médico, prestigiou ontem a inauguração do ambulatório de dermatologia de Apucarana, na condição de amigo de longa data do também médico Beto Preto, que agora é secretário de Saúde no governo do Ratinho Júnior (PSD).

Presenças Quem também esteve na inauguração do Ambulatório de Dermatologia, ontem, foi o ex-deputado estadual Miltinho Púpio, de Jandaia do Sul. Ele agora é assessor da Casa Civil do governo do Paraná. Também estiveram presentes o prefeito de Marilândia do Sul e presidente do Cisvir, Aquiles Takeda (PV), e o prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreola (PSD).

Inauguração O prefeito Junior da Femac prestigia na tarde deste sábado a inauguração do Espaço Cultural Nipo Brasileiro. O evento acontece às 15h30, na Rua São Jerônimo, 150, na Barra Funda, com a presença do Cônsul Geral do Japão no Paraná, Hajime Kimura. O convite foi formulado pelo presidente da Acea, Keniti Ishida, e o presidente do Conselho Deliberativo da Acea, Satio Kayukawa.

Auditorias I O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) fará auditorias presenciais em 96 municípios neste ano. Neste primeiro semestre, as auditorias, que começam já neste mês, se concentrarão em três áreas elencadas pelo Plano Anual de Fiscalização (PAF): atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS), gestão de resíduos sólidos urbanos e controles internos.

Auditorias II De acordo com o TCE-PR, no segundo semestre as auditorias nos municípios estarão focadas nas seguintes áreas: educação básica, receita pública municipal e transporte coletivo urbano. O Plano Anual de Fiscalização também prevê neste ano auditorias nas áreas de habitação, obras paralisadas e serviços de pavimentação.

Vapt Vupt

Passados dois anos, alguns prefeitos de primeiro mandato ainda enfrentam problemas herdados.          
Maiores problemas nas prefeituras são dívidas de precatórios, que vão se avolumando a cada mês e a cada ano.                        
Ontem, Dia Internacional da Mulher, houve homenagem às mulheres em quase todos os municípios do Vale.  
Em algumas cidades, prefeituras vêm realizando eventos debatendo a violência contra a mulher.