CIDADES

min de leitura - #

Conselheiros tutelares serão eleitos amanhã

CINDY SANTOS

| Edição de 05 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As eleições unificadas para o Conselho Tutelar serão realizadas amanhã, em todo o Brasil. Na região o pleito terá um total de 89 candidatos concorrendo aos cargos nos cinco maiores municípios. Com 37 postulantes, Apucarana terá a eleição com maior número de candidatos da história, desde a instituição do conselho, na década de 90. De acordo com a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ana Maria Schmidt, 47 inscritos participaram de uma prova de conhecimentos gerais, realizada em agosto e 37 foram habilitados a concorrer as cinco vagas titulares e 20 suplentes.   

“Acredito que as pessoas estão se conscientizando mais sobre a necessidade de fazer parte do processo. A população está percebendo que é necessário fazer mais pelas crianças e pelos adolescentes”, ressalta. 
O local de votação será na Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes, na Rua Ítalo Ado Fontanini, na Vila Formosa e os eleitores que estão em dia com a Justiça Eleitoral devem apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto. Ana explica que a votação começa às 8 horas e será feita em cédulas, não em urnas eletrônicas. “Como Apucarana perdeu a zona 179 muitos eleitores não trocaram o título para zona 28. Mas todos já estão cadastrados, porém ficaria muito complexo”, explica. 
A apuração começará logo após o fim das eleições, às 17 horas. Dentre os principais desafios ela destaca a necessidade do fortalecimento do atendimento em rede e fomentar políticas públicas visando o combate da violência contra criança e adolescente através do Sistema de Informação de Proteção à Infância e Adolescência (Sipia). 

ARAPONGAS
Dezenove candidatos concorrem às cinco vagas de conselheiros tutelares titulares, em Arapongas. Pela primeira vez na história do município a eleição será realizada através de urnas eletrônicas. 
O pleito ocorre das 8h às 17h no Colégio Estadual Marquês de Caravelas, situado, na Rua Uirapuru, no centro da cidade.Conforme a comissão eleitoral, podem votar eleitores que estão em dia com a Justiça Eleitoral até a data de 28/06/2019. Além do título de eleitor, documento oficial com foto, também será aceito o E-título, disponível para ser instalado em celulares com sistema Android e IOS, neste caso é dispensada a apresentação de documentos físicos. 
O município também disponibilizará ônibus gratuitos para transporte da população, conforme itinerário divulgado pela comissão eleitoral no site da prefeitura www.arapongas.pr.gov.br.