Cidades

Consórcio vai regionalizar venda de produtos de origem animal

| Edição de


Prefeitos, secretários municipais e lideranças de 15 municípios do Vale do Ivaí estiveram reunidos anteontem discutindo as recentes mudanças no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) com a finalidade de ampliar a comercialização do agronegócio da região. No encontro, realizado em Ivaiporã, os prefeitos presentes também assinaram um termo de intenção de adesão ao Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (CID Centro) que é composto por 18 municípios da região central do estado. 
O médico veterinário da Emater, Carlos Eduardo dos Santos, destaca que uma das mudanças do SISBI é a autorização para a comercialização de produtos de origem animal entre cidades que integram o mesmo consórcio, ampliando a área de abrangência da certificação municipal.
Santos explicou que com a nova legislação, a produção local - seja de leite e derivados, carne, embutidos, peixes, mel - originária de um município poderá ser levada para venda em feiras, mercados, supermercados de cidades consorciadas, desde que atendidas as exigências legais e sanitárias, com a utilização de selo de qualidade estampado nos produtos do consórcio. 
“Com a adesão ao consórcio CID Centro sediado em Pitanga, nós vamos conseguir transformar a nossa região, que terá aproximadamente 500 mil habitantes para essa comercialização. Então isso muda muito a maneira de comercializar e desenvolver as nossas agroindústrias. Será uma região bem grande, desde lá de Guarapuava até Faxinal, serão 33 municípios que vão fazer parte deste consórcio”, disse Santos. 
Para que o produtor possa fazer a comercialização dos produtos legalmente na região dos municípios consorciados, ele deverá estar inscrito no Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
O evento foi realizado pelo Conselho de Desenvolvimento de Ivaiporã (Codesi) junto com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Emater e Associação Paranaense dos Estabelecimentos Aderidos ao SISBI (Apesisbi).