CIDADES

min de leitura - #

Construção civil cresce 23% em Apucarana

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de janeiro de 2022 | Atualizado em 14 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Importantes termômetros do desenvolvimento econômico de uma localidade, os índices da construção civil estão em alta em Apucarana. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Obras apontam um aumento de 23% na emissão de alvarás de autorização de novas obras. Foram 876 liberações no ano passado, contra 711 em 2020.

“Um resultado importante que confirma a força da construção civil em Apucarana. Novas obras que se traduzem em mais qualidade de vida e desenvolvimento econômico, geração de emprego, renda e riquezas para a população”, frisa o prefeito Júnior da Femac, que é engenheiro civil e empresário no ramo. 
O prefeito destaca que a emissão de alvarás não foi o único índice em crescimento. “Também em comparação a 2020, o número de pré-análises de construção registrou crescimento de 44% e de emissão de “Habite-ses”- auto de conclusão - 12%”, cita o prefeito.
Um dos fatores que vem somando para o bom desempenho do setor, afirma Júnior da Femac, é a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento, que entrou em vigor em janeiro do ano passado. “As alterações técnicas promovidas sem dúvidas estão colaborando para impulsionar novos edifícios, indústrias, comércios e residências”, destaca o prefeito.
Outro dado que comprova o bom momento da construção civil na cidade é o número geral de atendimentos e emissão de documentos realizados pela Secretaria de Obras. “Em 2020 foram expedidos 5.966 documentos diversos, como pré-análises, aprovações de projetos, alvarás de construção, certidões, habite-ses, entre outros. Já, ao longo de 2021, o volume de trabalho aumentou significativamente, e emitimos um total de 7.069 documentos. Que percentualmente equivale a um incremento de 18,49%”, relata Ângela Stoian Penharbel, secretária Municipal de Obras.