OPINIÃO

min de leitura - #

​ Construção civil tem papel importante em Apucarana

Da Redação

| Edição de 17 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A gradual recuperação da construção civil em Apucarana é uma boa notícia. Esse setor é um termômetro importante da economia do município, principalmente na geração de empregos. Com isso, a retomada das obras mostra uma guinada após meses e meses de dificuldades, decorrentes da crise econômica nacional. 

O número de alvarás concedidos mensalmente aumentou 10,6% em 2017 no comparativo com o ano passado, segundo dados da Secretaria Municipal de Obras. Entre o dia 1º de janeiro até a última sexta-feira, a Prefeitura de Apucarana emitiu 540 alvarás para construções no município, uma média de 63,5 documentos. Já 2016 fechou com 689 alvarás liberados, média de 57,4. 
Segundo avaliação da Prefeitura de Apucarana e também de empresários do setor, o número de empreendimentos de 2017 será superior ao ano passado. A construção civil registrou em 2016 o seu pior ano, quando apenas 621 novos projetos foram aprovados pela administração pública. O auge da expansão da construção civil na cidade aconteceu em 2011. Naquele ano, foram 1.254 permissões para obras emitidas.
Apesar dos sucessivos escândalos políticos, a economia mostrou uma reação. Embora tímida, essa melhoria trouxe de volta a confiança aos investidores, que é fundamental em todos os segmentos, especialmente na construção civil. 
O reflexo dessa guinada está na geração de empregos. Desde janeiro, apesar da oscilação do número de vagas, Apucarana vem se destacando no cenário estadual pela geração de novos postos do trabalho. O município chegou a liderar, em julho, o ranking do Paraná, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. 
Juntamente com as confecções, a construção civil tem papel determinante na geração de empregos no município. Por isso, a retomada desse setor no município é importante para garantir mais vagas para a população. 
É claro que é preciso avançar ainda mais. O desemprego é um problema também em Apucarana. Por isso, a importância da estabilidade econômica e da confiança dos investidores. O Brasil, evidentemente, vive um momento delicado em todos os setores. As denúncias de corrupção em Brasília surgem em série. Nesta semana, o presidente Michel Temer (PMDB) foi novamente denunciado por corrupção. Mesmo assim, a economia se sustenta, aos trancos e barrancos. 
Em Apucarana, a retomada da construção civil é fundamental. É um setor vital na geração de empregos. A estagnação de 2016 trouxe muitos prejuízos e, felizmente, está ficando para trás.