CIDADES

min de leitura - #

Consumo de água cresce 21% em Apucarana

Vanuza Borges

| Edição de 23 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com as temperaturas mais altas, o consumo de água tem aumentado de forma expressiva em Apucarana. Nos dias mais quentes, alguns bairros têm abastecimento afetado, por causa da diminuição na pressão e na vazão de água nas redes de distribuição. Como os termômetros devem permanecer na casa dos 30 graus nos próximos dias, segundo a previsão do Simepar, a situação deve continuar se repetindo. Segundo a Sanepar, a demanda, em dias de pico, aumenta mais de 20%. 

Imagem ilustrativa da imagem Consumo de água cresce 21% em Apucarana


De acordo com o gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi, por dia, a média do consumo de água em Apucarana é de 25,6 milhões de litros. “Já em dias de pico do calor, o consumo chegou a 31 milhões de litros, um aumento de 5,3 milhões de litros, que significa 21%”, ressalta.
Jacovassi explica, uma das razões para o aumento expressivo do consumo, está associado ao uso mais frequente de água na limpeza de veículos, de calçadas, além do abastecimento de piscinas. “Com as altas temperaturas acontece um consumo maior e, muitas vezes, o desperdício. Com isso, regiões mais distantes e altas da cidade podem sofrer com a despressurização da rede, mas não chega a faltar de água”, garante.
Apesar de alguns bairros, como Jardim Colonial, Jardim Aeroporto, Distrito de Pirapó, Jardim Eldorado, entre outros, enfrentarem o problema de falta d´água durante anos, Jacovassi explica que não há falta d’água crônica em Apucarana, mas redução na pressão e na vazão de água nas redes de distribuição. “Tanto que nos dias de picos a produção aumentou em 5,3 milhões de litros em relação aos dias normais de consumo. O que ocorre é despressurização nas regiões mais distantes e altas”, cita como exemplo.

OBRAS
Para amenizar o problema de falta d’água nessas regiões mais distantes e altas, Jacovassi lembra que estão em andamento dois projetos de melhorias. A ampliação do Sistema Parque da Raposa com implantação de reservatório de 2 milhões de litros, elevatórias, entre outras obras. “Com este projeto será incrementada a reservação, otimizado os poços do Parque da Raposa e as estações elevatórias aumentarão a pressurização da água para as regiões mais distantes e altas da cidade. O investimento é de R$ 10,5 milhões”, sublinha.
Também está em andamento a ampliação do Sistema Jaboti, onde será feita operacionalização de um poço e a implantação de 7 km de rede de distribuição de água e anel de distribuição. “Com este poço será incrementado a produção de água em 2.800 m³ por dia. Investimento de R$ 2,8 milhões”, afirma.
O Sistema Raposa está previsto para ser entregue no primeiro semestre de 2018. Já o sistema Jaboti final do segundo semestre de 2017.