OPINIÃO

min de leitura - #

Contenção do coronavírus exige atenção de todos

Da Redação

| Edição de 18 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo do Paraná anunciou anteontem as principais medidas adotadas para o enfrentamento da epidemia do coronavírus. Com 12 casos confirmados até a tarde desta terça-feira, o objetivo do plano de ação é conter a propagação do vírus através da adoção de medidas que reduzam a possibilidade de contato entre as pessoas. 

Aulas foram suspensas a partir de sexta-feira, bem como eventos agendados pelo Governo do Estado, incluindo reuniões técnicas, esportivas e apresentações culturais. O governo também suspendeu visitas a hospitais, asilos e unidades prisionais, visando exatamente preservar um público notadamente de baixa imunidade mais suscetível ao vírus, além de determinar um monitoramento nas fronteiras e divisas do Estado.  A orientação é evitar situações que exponham a população a grandes concentrações de pessoas e, consequentemente, a maior risco de contaminação. Eventos com mais de 50 pessoas estão sendo firmemente desestimulados.
Na mesma medida, a Prefeitura de Apucarana também divulgou ontem um plano de enfrentamento à doença. Além de seguir as medidas determinadas pelo Governo do Estado, o município adotou um protocolo específico de atendimento aos casos suspeitos de Covid-19, que implica na destinação de uma ambulância do Samu para este público, bem como um setor específico dentro da Autarquia Municipal de Saúde, de modo a garantir atendimento prioritário para esse público. Assim como o governo do estado, a prefeitura anunciou a suspensão das aulas nas escolas e CMEIs, além de uma série de atividades e serviços oferecidos pela prefeitura na área de esporte, lazer e convivência que atendem crianças e idosos.  
O objetivo do Governo em ‘fechar’ o Paraná neste estágio da pandemia, com um número de casos ainda pouco expressivo, 
é exatamente evitar que a situação se alastre como ocorreu na Itália, país que foi bastante criticado por demorar a tomar as medidas de contenção do Covid-19.
Outra arma importante nesse cenário de guerra contra o vírus é a informação. Acertadamente, a Secretaria de Estado da Saúde lançou uma campanha com o mote troque a preocupação pela prevenção, disponibilizando informações através de um site (www.coronavirus.pr.gov.br) e também canais instantâneos, como uma linha gratuita (0800 644 4414) e redes sociais, de modo que a população tenha onde tirar dúvidas com segurança e profissionalismo, longe do alarmismo e das fake news que estão se multiplicando em grande velocidade, trazendo riscos reais para a população. 
Por fim, o que se espera é que a população tenha em mente que toda essa mobilização e essa atenção do governo é para salvar vidas.