COLUNAS

min de leitura - #

Contorno de Arapongas

Editoria de Política

| Edição de 07 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), acompanhado do deputado estadual Tiago Amaral (PSB), voltou a se reunir terça-feira, em Curitiba, com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. O prefeito pediu agilidade por parte do DER para destravamento dos processos de desapropriação de áreas para construção do Contorno Rodoviário Leste de Arapongas por por intermédio da concessionária Viapar. As obras vêm sendo postergadas desde 2018. O Ministério Público Federal também já entrou na parada para que as desapropriações sejam concluídas e as obras tenham início. Para o prefeito, o contorno precisa ser construído primeiro porque está no contrato de concessão da rodovia e, segundo, porque o povo já pagou a obra.

Prêmio No próximo dia 12, em solenidade prevista para o plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), acompanhado de secretários, irá receber o Prêmio Gestor Público Paraná, em duas categorias. Foram contemplados novos programas da saúde pública de Apucarana e da Autarquia Municipal de Educação. O Prêmio Gestor Público Paraná é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP).

Interbairros Mais uma etapa do Programa Interbairros, criado pelo ex-prefeito Beto Preto, foi entregue ontem pelo prefeito Junior da Femac. Moradores de vários bairros participaram do ato e agradeceram pela redução da distância na ligação entre a Vila Nova e os jardins Paraíso, Marissol, Paraná e Garcia. “Continuamos administrando dos bairros para o centro”, frisou Junior.

Vinte bairros Conforme lembrou o prefeito, mais de vinte trechos interligando bairros e encurtando distâncias já foram abertos e asfaltados em Apucarana, muitos deles com calçadas. Junior da Femac assinala que estas obras beneficiam um significativo número de apucaranenses, reduzindo tempo em deslocamento e gasto com combustível. “Ao mesmo tempo, investimentos em mais infraestrutura urbana”, frisa. 

Contra extinção O deputado federal paranaense Sérgio Souza (MDB) afirmou ontem ser contrário à proposta do governo que extingue municípios com menos de 5 mil habitantes. Da tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados, o parlamentar criticou a ideia e reafirmou seu compromisso com o municipalismo no Brasil. Sérgio Souza disse estar preocupado com os critérios que serão utilizados para definir essa “baixa arrecadação”. 
Receita “Qual será o conceito para dizer o que é receita própria ou receita não própria? Como serão consideradas as transferências constitucionais previstas no FPM? Precisamos saber”, afirmou o deputado Sérgio Sousa na Tribuna da Câmara Federal. Segundo ele, não é extinguindo municípios ou promovendo a fusão com outro que o País vai diminuir os custos da máquina pública. A ideia é fundir municípios com até 5 mil habitantes e com baixa arrecadação. No País, 1.254 estariam nessas condições. 

Uma família O prefeito de Kaloré e vice-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Washington Luiz da Silva (PSDB), também não concorda com a extinção de pequenos municípios. “Numa cidade pequena nós moradores somos todos uma só família; se a família passa necessidade, todos passamos juntos, mas sobrevivemos”, afirma.

Mobilização O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Pérola, Darlan Scalco (PSDB), disse ontem que o projeto do governo que funde os municípios com até 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total não resolverá o problema de caixa das prefeituras e defende que a população seja ouvida sobre o tema. Organizações municipalistas iniciaram ontem mesmo a mobilização para modificar o projeto.

Grupo Nissei O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, recebeu ontem o presidente do Grupo Nissei, Sérgio Maeoka. A visita foi com o objetivo de apresentar um pouco a forma de atuação e gerenciamento do sistema das farmácias, em funcionamento há 30 anos no Brasil. Só no Paraná são quase 180 unidades em municípios de mais de 30 mil habitantes. “Nosso objetivo também foi conhecer um pouco mais o secretário e nos colocarmos à disposição da gestão de saúde”, disse Maeoka.

Vapt Vupt

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) deverá reunir os prefeitos nos próximos dias.
O presidente da Amuvi, prefeito Ylson Cantagallo (MDB), de Faxinal, promete novidades.
A proposta de extinção e fusão de pequenos municípios, aliás, será um dos assuntos da reunião da Amuvi.
Prefeitos e vereadores estão se manifestando contra a proposta apresentada pelo Governo Bolsonaro.