Opinião

Contorno de Arapongas é importante para toda região

| Edição de


Após negociação infrutífera, o governo do Estado entrou na justiça para garantir o início das obras do Contorno Leste de Arapongas. A medida foi tomada porque proprietários de parte das áreas onde o traçado do desvio vai passar não chegaram a um acordo a respeito do valor da desapropriação extrajudicial.
Valendo-se da prerrogativa de utilidade pública dos terrenos, a Procuradoria Geral do Estado ingressou com processo de desapropriação judicial das propriedades. Com recursos já depositados em juízo, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) aguarda para os próximos dias a imissão de posse dos terrenos, a ser decretada pela justiça, para que a concessionária dê início efetivamente à obra.
Com 10 km de extensão, o contorno vai passar por 33 propriedades rurais, totalizando uma área de 748,3 mil metros quadrados. O DER  estima que o Governo do Estado desembolse pouco mais de R$ 14 milhões com a desapropriação. Já a obra será feita pela concessionária Viapar, ao custo de aproximadamente R$ 105 milhões.
Essa é a obra viária mais esperada em décadas no município e, depois de pronta, deve beneficiar não apenas os moradores de Arapongas. 
Atualmente, a extensão urbana da BR-369, a Avenida Maracanã, que une dois parques industriais passando pelo acesso ao centro da cidade, literalmente corta Arapongas ao meio. O fluxo intenso de veículos leves e caminhões, permeado por ciclistas e pedestres que trafegam entre os parques industriais e os bairros, fazem da Maracanã a avenida mais perigosa da cidade. O contorno há anos vem sendo apontado como fundamental para melhorar e tornar mais seguro o trânsito de toda a cidade. 
A obra também é considerada estratégica do ponto de vista da infraestrutura regional. Após os investimentos nos últimos anos em Maringá, Mandaguari, Sarandi, Londrina e Apucarana - cujo Contorno Sul está sendo duplicado atualmente -, Arapongas é o último município de médio e grande porte do eixo norte ainda não contemplado com intervenções rodoviárias de grande porte.
Adiado inúmeras vezes - o atual projeto vem sendo tocado desde 2013 e, por contrato, deve ser finalizado até 2020 -, o Contorno Leste de Arapongas é importante não apenas para o município, mas para o desenvolvimento da região.