CIDADES

min de leitura - #

Convênios ampliam rede de proteção à mulher

DA REDAÇÃO

| Edição de 31 de março de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um dia depois da aprovação na Câmara dos Vereadores, da Lei Municipal que cria a Procuradoria da Mulher, a Prefeitura firmou convênios importantes com a Defensoria Pública e com dois departamentos da Faculdade de Apucarana (FAP) para aumentar a rede de proteção à mulher no município, numa convergência de objetivos: defendê-las, garantir seus direitos e promover sua autonomia financeira.

As mulheres em situação de violência doméstica podem contar com o apoio e orientação do Núcleo de Práticas Jurídicas da FAP e com a Clínica Escola de Psicologia, que trabalham em conjunto com o Centro de Atendimento à Mulher (CAM), da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família. Para o diretor da FAP, Lizandro Modesto – presente virtualmente ao encontro por estar se restabelecendo do covid -, o envolvimento da faculdade com a sociedade é fundamental. “Lutamos pelas mesmas causas, a Prefeitura e a FAP. Uma instituição de ensino sem envolvimento com a comunidade não tem razão de ser. E o objetivo destes convênios é atender à comunidade de Apucarana”, afirmou. 
O prefeito Junior da Femac chamou a atenção para a situação da mulher neste momento grave em que a sociedade enfrenta a pandemia. “Nós temos que interromper a reprodução desse vírus chamado machismo, que tenta silenciar a voz das mulheres. A Prefeitura quer estimular a autonomia da mulher e lutar contra a violência que a atinge. Queremos que as mulheres sejam de igual para igual com os homens. Um exemplo disso está na administração municipal, que tem metade do secretariado constituído por mulheres”.
Para a secretária Denise Canesin, a pasta empenha todos os esforços para que as mulheres tenham seus direitos respeitados, sejam valorizadas e empoderadas. “A presença desses atores soma à rede de proteção à mulher de que dispomos no município, que tem serviços referência no enfrentamento à violência doméstica”, salientou.