CIDADES

min de leitura - #

Cooperativa de Apucarana ganha alcance regional

Da redação

| Edição de 06 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Produtores vão fornecer alimentos para Santa Casa de Arapongas
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de Apucarana, está ampliando a atuação para municípios da região. Após garantir o suprimento das entidades locais com produtos da agricultura familiar, o programa está levando o excedente da produção para cidades vizinhas. Ontem, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, assinou contrato de fornecimento para a Irmandade Santa Casa de Arapongas. Os alimentos serão entregues pela ooperativa dos Cafeicultores de Pirapó (Coocapi).
Em Apucarana, o PAA já atende 12 entidades sociais, além de escolas e do Hospital da Providência. Para 2017, os recursos disponíveis são de R$ 496 mil, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O valor é repassado para Coocapi, entidade que participou da chamada pública e que faz a operacionalização da compra e pagamento dos produtos junto aos agricultores.
A secretária de assistência social, Ana Paula Nazarko, afirma que os produtores, após conseguir suprir toda a demanda das entidades de Apucarana, agora estão estendendo o alcance. “O programa não tem um olhar focado somente em quem recebe os produtos, mas especialmente sobre o agricultor. Está havendo uma produção muito boa, que passará a ser direcionada também para entidades de municípios próximos”, explica Nazarko.
Conforme o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Alexsandro Ribeiro de Sousa, o programa é submetido a um controle social. “O conselho é intersetorial e promove reuniões mensais de acompanhamento e de avaliação”, diz.
Atualmente, o PAA de Apucarana já fornece alimentos para o Hospital Regional de Jandaia do Sul e os agricultores de Apucarana vão assinar o contrato para fornecimento à Casa de Apoio Madre Leônia, de Londrina.