CIDADES

min de leitura - #

Coral Palestrina comemora 50 anos em Apucarana

Fernanda Neme

| Edição de 09 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Regido e criado pela irmã Custódia Maria Cardoso, o Coral Palestrina celebrou 50 anos de história na última sexta-feira (7). Com mais de 43 LP’s e CD’s gravados, o coral apucaranense conquista fãs, que realizam homenagens por todo o Brasil através de vídeos e mensagens pela data comemorativa.

Para a religiosa fundadora do coral em 1970, é uma alegria poder festejar 50 anos do grupo musical. “O coral canta e encanta a todos. Integrantes que fazem parte da turma hoje participam junto de seus filhos e familiares. Estou realmente muito feliz em poder participar desta data”, complementa. 
Irmã Custódia, que vive atualmente em Aparecida do Norte (SP), conta que veio para Apucarana junto dos religiosos, os monsenhores Roberto Carrara e Arnaldo Beltrami, e Dom Romeu Alberti, e começou o trabalho com o coral. Depois de algum tempo foi criado o famoso “O Onze Vai à Missa”, na TV Tibagi. 
“O coral sempre se apresentou na TV e depois de alguns anos começamos a gravar discos. Hoje, as músicas também estão disponíveis nas plataformas digitais e uma formação do coral continua até hoje em Apucarana”, explica. 
O casal de cantores Marcos e Cristiane da Matta começou a participar do coral nos anos 80. Atualmente, também cantam com os filhos Yasmin (15) e Eduardo (18). “É uma alegria poder ver o nosso grupo completar 50 anos de história. A irmã Custódia é uma pessoa incrível, é um privilégio fazer parte de tudo”, comemora. 
A apucaranense Siumara Aranda participa do coral desde 1983 e comemora também poder fazer parte desta história. “É um privilégio fazer parte desta história. O coral fez e faz parte da minha vida, tenho um carinho grande”, conta. 
Os trabalhos do coral podem ser conferidos nas principais plataformas digitais de músicas como Spotfy, Deezer e ITunes e também no Youtube.

PERFIL
Nascida em Biguaçu, Santa Catarina, irmã Custódia Maria Cardoso confessa que seu coração tem um grande espaço para o Paraná. “Sou catarinense, mas todo mundo pensa que sou paranaense. Falo para as pessoas que sou paranaense de coração”, explica. Esse carinho é devido aos 25 anos em que viveu em Apucarana. 
Atualmente, a irmã Custódia faz trabalhos de evangelização em Aparecida do Norte regendo o Coral dos Peregrinos e também apresentando aos sábados o programa “Celebrar Bem”. “Infelizmente não consegui ir para Apucarana comemorar os 50 anos do Coral Palestrina, mas logo irei”, ressalta. (FERNANDA NEME)

Imagem ilustrativa da imagem Coral Palestrina comemora 50 anos em Apucarana