POLÍTICA

min de leitura - #

‘Corona’ em foco

Da Redação

| Edição de 17 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Como não poderia deixar de ser, o coronavírus foi o grande assunto na sessão da Câmara dos Vereadores de Apucarana, realizada ontem. Todos os vereadores que utilizaram a tribuna falaram sobre os casos e destacaram as medidas de prevenção que precisam ser tomadas por todos. Luciano Molina (REDE), presidente da Casa, destacou que o problema não é exclusivo de países menos desenvolvidos. “Países de Primeiro Mundo estão sofrendo as consequências desta doença”, ressaltou.

Medidas O vereador Gentil Pereira (PV) disse que está atento à propagação do coronavírus. No final da última semana, ele esteve em Curitiba falando com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, sobre o assunto. “A situação é realmente muito grave e, como presidente da Comissão de Saúde da Câmara, é meu dever estar à par do que acontece”, disse.

Rotatória O vereador José Airton Deco de Araújo (PR) usou a tribuna da Câmara ontem para rebater críticas feitas à obra da rotatória que a Prefeitura de Apucarana está fazendo na Avenida Central do Paraná, no Jardim Ponta Grossa. “Obras causam transtornos por alguns dias, mas os benefícios da construção pronta são muito maiores”, destacou.

Clima quente O tempo esquentou ontem entre os vereadores Lucas Leugi (sem partido) e Márcia Souza (PSD). O vereador criticou as honrarias propostas por vereadores, citando um projeto proposto pela própria vereadora. Após Márcia defender a proposta, Leugi tomou novamente a palavra e, subindo o tom, chamou a vereadora de “mentirosa”. Os ânimos ficaram exaltados e ambos pediram respeito um ao outro, mas rapidamente a situação se acalmou.

Ortega em Arapongas I O ano eleitoral naturalmente movimenta as lideranças políticas em todo o Estado. Quem tem se movimentado, inclusive pela região, é o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega. Ele esteve em Arapongas cumprindo agenda política na tarde de sábado (14), a convite do prefeito Sérgio Onofre, que é pré-candidato à reeleição.

Ortega em Arapongas II Ortega participou de reunião com pré-candidatos a vereador pelo Partido Social Democrático (PSD), abonando a ficha de vários novos filiados. “É sempre uma satisfação muito grande receber o Ortega, pois ele é um grande parceiro nosso e do município de Arapongas. Foi através dele que conquistamos obras importantes, como a revitalização da Rua Pavão e as três unidades do Meu Campinho já construídas no Flamingos, no Ulysses e na Zona Sul, e é com o apoio dele que estamos assegurando outras obras e enorme importância”, afirmou Onofre.

Apoio de Ratinho Segundo o blog do Zé Beto, o governador Ratinho Junior se reuniu com presidentes dos partidos aliados para tratar da eleição municipal. De acordo com interlocutores, ele teria deixado bem claro que seu nome não será usado sem que ele dê o aval antes. O governador deve esperar o término do prazo de filiação para realizar uma nova reunião. A tendência é de que, em cidade onde a base tenha mais de um candidato, ele se mantenha neutro na disputa.

Em Brasília O governador Ratinho Junior inclusive deve integrar uma comitiva, formada pelos três governadores do Sul do país, que pretende visitar o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em breve. O trio solicitou uma reunião de urgência para tratar do coronavírus. A expectativa é de que eles sejam recebidos em Brasília no máximo até amanhã.

Impeachment? Ex-aliado de Bolsonaro, o ator e deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) prometeu protocolar hoje um processo de impeachment contra o presidente. Segundo Frota, o processo está pronto e será entregue ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia.