OPINIÃO

min de leitura - #

Corrupção não tem cor partidária no Brasil

Da Redação

| Edição de 03 de dezembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Protestos contra a corrupção vão ocorrer hoje em pelo menos 200 cidades brasileiras. A descaracterização do projeto de lei “10 medidas contra a corrupção”, na Câmara Federal nesta semana, foi o estopim para a retomada da mobilização nacional. É importante que um grande número de pessoas saia às ruas do país, até mesmo para mostrar que os atos públicos não têm cor partidária e são uma resposta aos desmandos que vem ocorrendo no Congresso Nacional. 

A Câmara Federal desvirtuou o projeto contra a corrupção, apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF), com apoio de dois milhões de brasileiros. O ponto mais polêmico é o que prevê a punição de juízes, promotores e procuradores por abuso de autoridade. Essa emenda revoltou o Judiciário e também a população, pois está sendo encarada como uma tentativa de intimidação às investigações.

Essa postura da Câmara ocorre em meio a um momento importante da Operação Lava Jato, com a delação de executivos da Odebrecht, que promete envolver nada mais nada menos do que 200 políticos, a maioria com mandato na Câmara Federal e no Senado. Assim, essa descaracterização do projeto é uma forma de autopreservação da classe política às implicações dos depoimentos dos executivos, que devem complicar – e muito – a vida desses deputados e senadores que foram abastecidos por décadas com dinheiro de origem suspeita e ilícita. 

As manifestações precisam ser permanentes no país justamente para mostrar à classe política que a população está alerta. Os atos foram importantes para derrubar o inoperante e corrupto governo da então presidente Dilma Rousseff (PT). No entanto, a situação política não mudou nada após a posse do presidente Michel Temer (PMDB). Pelo contrário. O atual governo é palco de sucessivos escândalos e pouco tem feito para mudar as velhas práticas políticas que tanto a população tem ojeriza. Tanto é que sete ministros caíram em sete meses, ou seja, um a cada mês. Isso prova que não há estabilidade e não há renovação. São os mesmos corruptos no poder. Mudaram apenas as cores partidárias. 

O quadro atual serve de lição para muitos brasileiros, que, ingenuamente, acreditaram que uma simples mudança de governo – ou a retirada do PT da presidência – fosse resolver todos os problemas como passe de mágica. O presente é uma dura realidade para estes incautos. A corrupção é um problema histórico e endêmico no Brasil. Por isso, a população precisa manter-se em constante vigília e voltar a lotar as ruas para lutar contra essas velhas práticas políticas. Não há outro caminho para alcançar uma completa mudança de patamar.