COLUNAS

min de leitura - #

Cortes na Assembleia

Editoria de Política

| Edição de 17 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai extinguir 50 cargos em comissão de seu quadro próprio, alteração que deve representar uma economia anual de R$ 614 mil. A medida está prevista no projeto de lei nº 44/2017, de autoria da Comissão Executiva da Casa, que começa a ser votado pelos deputados na sessão plenária da próxima segunda-feira. Ao recompor a distribuição de cargos no Legislativo, o texto define para a estrutura administrativa 10 cargos de simbologia G3; 100 cargos de simbologia G4; 90 cargos de simbologia G5 e 30 cargos de simbologia G6, ou seja, 120 cargos a menos em relação à estrutura anterior, que contemplava 350 cargos no total. Já em relação às Comissões Permanentes, Blocos Temáticos, Corregedoria e Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) haverá um aumento de 70 cargos, passando dos 100 atuais para 170.

Transporte coletivo  Ao participar de audiência pública sobre o transporte coletivo de Apucarana, o prefeito Beto Preto (PSD) citou um relatório de 1951. “Nele constavam que a cidade tinha 880 carroças e apenas 80 automóveis. Passados 66 anos, temos 75 mil veículos e 20 mil cidadãos que fazem uso diário dos ônibus coletivos urbanos”, disse.

Inovações Conforme argumenta o prefeito Beto Preto, está sendo preparado um edital de licitação para garantir que Apucarana tenha um serviço de qualidade e eficiente. “Várias inovações estão sendo incluídas, principalmente no tocante à estrutura disponibilizada aos usuários do sistema de transporte coletivo urbano”, anuncia Beto Preto. 

Receita O vereador Luciano Molina (Rede), que sempre cobrou a licitação do transporte coletivo, observou na audiência pública que a empresa vencedora terá receita de R$ 30 milhões por ano com os cerca de 20 mil usuários do serviço diariamente. Para ele, a empresa terá que investir, entre outras melhorias, na construção de pontos de ônibus.

Extraordinárias O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), convocou sessões extraordinárias para segunda, terça e quarta-feira da próxima semana, a partir das 14 horas. Os vereadores vão analisar e votar três projetos de lei, sendo dois enviados pelo prefeito Beto Preto (PSD) e um de autoria do próprio Legislativo.

Projetos A Câmara de Apucarana vai votar os seguintes projetos: do Executivo que reajusta os salários dos servidores municipais em 6%, valendo também para os servidores da Câmara; também do Executivo que faz readequação no quadro de cargos da Autarquia da Saúde; e da Câmara que concede o diploma de Méritos Comunitários ao Rotary Club Apucarana.
Em Brasília Quase todos os prefeitos do Vale do Ivaí estiveram em Brasília no decorrer desta semana. Alguns levaram consigo também vereadores e assessores diretos. Acompanhados de deputados, eles foram encaminhar aos parlamentares e aos ministérios indicações de obras para liberação de recursos de emendas parlamentares. O prazo para isso terminou ontem. 

Bem atendido O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Shiguemi Kuroda (PSC), fez nesta semana uma peregrinação nos ministérios e órgãos do governo federal em Brasília. Ele foi encaminhar projetos para liberação de recursos de emendas parlamentares. “Em todos os ministérios por onde andei fui muito bem atendido pelos ministros ou seus assessores”, afirma  Kuroda.

Resultado Segundo o prefeito Ilton Kuroda, sua viagem a Brasília foi bastante produtiva. Ele acredita que resultados positivos devam surgir no decorrer deste ano, conforme os pedidos encaminhados. Segundo Kuroda, é importante manter contatos com o alto poder em Brasília, pois o prefeito acaba sabendo de muita coisa que está disponível ao município.

Com Rossoni A prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo (PR), foi recebida nesta semana, em Curitiba, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni. Ela estava acompanhada pelo deputado estadual Bernardo Carli. Bete Camilo apresentou a Rossoni uma série de reivindicações de interesse do seu município. A prefeita está no seu segundo mandato consecutivo. 

Com Ratinho Jr. O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Púpio (PSC), aproveitou sua viagem a Curitiba nesta semana, onde participou de curso de gestores municipais da saúde, para contatos com secretarias do governo do Estado. Com o secretário Ratinho Júnior, ele tratou da liberação de recursos para revitalização da antiga estação ferroviária e do ginásio de esportes.

Vapt Vupt

O prefeito de Godoy Moreira, José Gonçalves (PSDB), recebeu a visita do comandante da PM de Ivaiporã, Capitão Sagatti.          
Capitão Sagatti colocou a Companhia da PM de Ivaiporã à disposição do prefeito para ações na área de segurança pública.          
Godoy Moreira, assim como demais municípios pequenos do Vale do Ivaí tem sido alvo de ataques de bandidos armados.        
A maioria dos pedidos feitos pelos prefeitos ao Estado refere-se ao envio de viaturas policiais e aumento do efetivo.