CIDADES

min de leitura - #

Covid: Ivaiporã adota protocolo de enfrentamento

DA REDAÇÃO

| Edição de 31 de março de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Ivaiporã vai adotar um novo protocolo de atendimento ao enfrentamento da Covid-19. As medidas foram apresentadas anteontem no salão nobre, onde foram detalhes técnicos debatidos e aperfeiçoados por técnicos, enfermeiros e médicos da rede municipal de saúde. Entre as mudanças está a contratação de uma médica infectologista e uma nova padronização de atendimento.

Há 1 ano, os profissionais de saúde seguiram o protocolo do Ministério da Saúde. No entanto, a administração detectou a necessidade de priorizar o trabalho preventivo, reforçar o quadro funcional com especialista em infectologia, além da implantação de protocolo único. Segundo o prefeito Carlos Gil, as medidas consideram o impacto da variante brasileira P1, cujas mutações tornam o coronavírus mais contagioso. 
“Agradeço e parabenizo os profissionais de saúde pela luta contra a pandemia do coronavírus em Ivaiporã. Afinal, o risco é diário. Por isso, solicitei à diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, que elaborasse uma metodologia preventiva priorizando a ciência”, comunicou o prefeito Carlos Gil. 
“O nosso objetivo é alinhar o atendimento ao paciente com sintomas e seguir os procedimentos de isolamento, monitoramento por 30 dias – independente do resultado de coleta para RT-PCR ou coletas laboratoriais, e tratamento conforme necessidade clínica”, explicou a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão. 
Os pacientes que eventualmente precisam de reabilitação respiratória também passam a contar com atendimento de fisioterapeuta. O objetivo é evitar que o paciente necessite internamento na UTI.
Ivaiporã  registrou ontem mais mortes de mais 2 pessoas por agravamento da Covid-19. Com mais esses casos Ivaiporã soma 43 óbitos e 2.227 infectados.
Conforme informações da Vigilância Epidemiológica, as vítimas são uma mulher de 42 anos e um homem de 85 anos. Ambas estavam internadas há vários dias no Hospital Regional de Ivaiporã.