POLÍTICA

min de leitura - #

Covid mata em Arapongas vereador Toninho da saúde

DA REDAÇÃO

| Edição de 30 de março de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Vítima de complicações da Covid-19, morreu na manhã de ontem no Hospital Norte do Paraná (Honpar), em Arapongas, o vereador Antônio Chavioli (PSC), 54 anos, o Toninho da Saúde. Ele estava internado desde o dia 2 de março lutando contra esta doença. Ele deixa dois filhos.

Vereador por três mandatos consecutivos, Toninho da Saúde era um técnico de enfermagem muito dedicado à saúde em Arapongas e muito bem-quisto junto à população. Como servidor público municipal, ele costumava visitar as pessoas enfermas em suas próprias casas para aferir a pressão arterial ou o diabetes, troca curativos, acompanhava os idosos internados, ajudava os pacientes na locomoção para o banho, enfim, fazia jus ao nome Toninho da Saúde que ele adotou para as campanhas eleitorais.
Na primeira eleição de vereador, em 2012, Toninho da Saúde foi eleito com 1.780 votos; na segunda, em 2016, obteve 1.929; e na terceira vez, em 2020, foi reeleito com 1.540 votos, sendo o mais votado entre os candidatos a vereador do município, o que atesta o reconhecimento da população ao seu trabalho como vereador e profissional de saúde.
O presidente da Câmara de Vereadores, Rubens Franzin Manoel (DEM), o Rubão, emitiu nota de pesar e decretou luto oficial por três dias: “É com enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Toninho da Saúde, um vereador atuante, com uma vida pública consolidada pelos relevantes serviços prestados, mesmo durante a pandemia”, diz a nota. “Um parlamentar que deixa uma lacuna profunda no município. Lamentamos profundamente a perda prematura do Toninho e que neste momento de muita dor Deus conforte a família e amigos”, comentou Rubão.
O prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), que sempre foi um amigo e companheiro político há muitos anos de Toninho da Saúde, lamentou a morte do vereador e decretou luto oficial por três dias no município: “Essa notícia nos causou uma grande tristeza. Estávamos em oração por sua recuperação. Infelizmente o seu quadro de saúde agravou, e ele não resistiu. O Toninho da Saúde teve uma trajetória espetacular, além de ter sido um profissional da saúde dedicado e cuidadoso, foi um vereador muito querido e comprometido com a população. Vai deixar imensas saudades em muitas pessoas que tiveram a sorte de conhecê-lo. Nossos profundos sentimentos aos familiares e amigos”, disse Onofre.
O corpo de Toninho da Saúde permaneceu a tarde toda na Capela do Prever, com a presença de apenas familiares e parentes, num número máximo de 25 pessoas. O sepultamento ocorreu às 17 horas no Cemitério Municipal.